AGORA É LEI: Em Cataguases autistas terão direito a Carteira de Identificação para garantia de direitos

Lei do vereador Ricardo Dias foi sancionada pelo prefeito José Henriques no último domingo (9) O prefeito de Cataguases, José Henriques, sancionou a Lei nº 4751/2021, de autoria do vereador Ricardo Dias que Institui e Regulamenta a emissão da Carteira de Identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIA/TEA) no âmbito do Município de Cataguases. O documento será emitido pelos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e o portador poderá usufruir dos direitos concedidos a pessoa com TEA no Município, como preferência e prioridade total em todos os órgãos, setores e repartições públicas e particulares que possuam filas e ordem de chegada para fins de atendimento, gratuidade em estacionamentos públicos e privados, entre outros. A Lei já está em vigor e os responsáveis devem se dirigir a Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada no Centro Administrativo na Rua Gama Cerqueira, 70, na Vila Domingos Lopes ou a um

IF Sudeste MG abre inscrições gratuitas para Processo Seletivo

No total, o Campus Avançado Cataguases oferta 175 vagas para 4 cursos na modalidade técnico concomitante/subsequente, em dois turnos: vespertino e noturno.


Interessados em estudar no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) em 2021 devem se inscrever no Processo Seletivo da instituição a partir desta segunda-feira, 18 de janeiro, até 21 de fevereiro. São mais de três mil vagas em dez cidades: Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá. As oportunidades incluem cursos técnicos (integrados, concomitantes e/ou subsequentes ao Ensino Médio), pós-técnico, de graduação e de pós-graduação.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no site www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo. O candidato deve informar CPF próprio, documento de identidade e um e-mail válido. Por conta da pandemia, o IF Sudeste MG não aplicará provas e classificará os candidatos de acordo com critérios específicos para cada modalidade. Essas informações, assim como todas as datas e regras relativas à seleção, a exemplo dos grupos de concorrência, são detalhadamente descritas nos editais (também disponíveis na página do Processo Seletivo). Lembre-se, o primeiro passo para a inscrição é a leitura completa do edital para todos os candidatos. 

Outro ponto importante, é que o sistema de inscrições não funciona quando acessado por smartphones.  Ou seja, os candidatos interessados devem se cadastrar a partir do computador. 

A classificação para os cursos técnicos dependerá das notas obtidas nas disciplinas Português, Matemática, Geografia e História no 9º ano (antiga 8ª série), no caso da seleção para os cursos concomitantes ou subsequentes. Esses dados devem ser informados pelos candidatos também na inscrição.

Para comprová-los, será necessário anexar histórico escolar ou declaração emitida pela escola (conforme anexo II ou III, a depender da modalidade, do edital de cursos técnicos do Processo Seletivo). O documento precisa informar as mesmas notas inseridas pelo candidato e conter o carimbo e a identificação da escola e a assinatura do responsável pela instituição de ensino.

Veja a distribuição de cursos e vagas no Campus Avançado Cataguases:

Técnicos concomitantes ou subsequentes ao Ensino Médio
  • Técnico em Administração – Vespertino, 35 vagas, duração: 1 ano;
  • Técnico em Administração – Noturno, 35 vagas, duração: 1 ano;
  • Técnico em Informática – Vespertino, 35 vagas, duração: 2 anos;
  • Técnico em Multimídia – Noturno, 35 vagas, duração: 1 ano;
  • Técnico em Qualidade – Noturno, 35 vagas, duração: 1 ano.
Fonte: Assessoria de Comunicação do IF Sudeste

Comentários

Postar um comentário

Banner cadastramento cartão SUS Campanha Mídia Mineira para o uso de máscaras DJ Fábio Dias Cataguases