A Energisa esclarece que não houve, recentemente, reajuste de tarifa de energia e, portanto, não há aumento de valor na conta devido, exclusivamente, ao valor da tarifa. A empresa lembra que a conta de luz é calculada com base na tarifa de energia elétrica, que varia a cada local. Para emitir a conta de energia, a Energisa segue um calendário de leitura dos medidores que varia, entre 28 e 33 dias, em média. Neste mês de abril, excepcionalmente, o ciclo de leitura para apurar o consumo de alguns consumidores, chegou a 35 dias de consumo efetivo. Na maioria destes casos, o período de leitura anterior foi de apenas 28 dias. Essa informação consta na conta de energia e pode ser acompanhada pelo próprio cliente. Devido a essa variação de número de dias de consumo, alguns consumidores acabam tendo um consumo maior em determinados períodos e, por consequência, no valor da conta.
O cliente deve ficar atento, também, ao valor da Taxa de Iluminação Pública, que varia pela faixa de consumo e por município. Outro ponto que é importante ser acompanhado pelo consumidor em suas contas de energia é a incidência de PIS e Cofins, que são tributos federais e com percentuais variáveis a cada mês impactando no valor final da tarifa.
A Energisa solicita, também, que os clientes fiquem atentos ao aumento de consumo de energia durante o período de isolamento social. Como as pessoas estão passando mais tempo em suas residências, o consumo tende a subir, provocando o aumento do valor das faturas. Por esta razão, é de suma importância adotar hábitos de consumo consciente e reavaliar a utilização de alguns eletrodomésticos. Para conhecer dicas de economia, visite o canal da Energisa no Youtube em
www.youtube.com/energisaoficial
Fonte: Assessoria de Comunicação da Energisa
Um coisa é a variação outra coisa é dazer a leitura errada que está acontecendo aqui no Jardim Imperial Cuiabá, o leiturista fez a leitura do medidor de forma errada usando um valor acima do que estava no medidor, agora a energisa vem falar em variação de consumo !!! Negativo isso é erro mesmo ,estou aguardando a resposta da ouvidoria a respeito da leitura feita de forma errada a mais do que estava constando no medidor de energia. ...
ResponderExcluireu passei mais de quinze dias, com a casa fechada e veio um consumo maior que o mês anterior,
ResponderExcluirMeu consumo foi o mesmo , mais minha conta veio o dobro, isso não justifica o aumento, se fosse isso teria que ter aumentado para todos de modo geral. Revoltada, indignada.....e a gente nem consegue fazer uma reclamação , devido a essa pandemia.
ResponderExcluirE ninguém faz nada, fica por isso mesmo😡😡
Não entendo a conta da casa da minha mãe.
ResponderExcluirA leitura foi feita em março o vencimento 01/05/2020.
Outra leitura em abril com
vencimento 01/06/2020.
Porque??