728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    domingo, 13 de janeiro de 2019

    Saúde alerta para o risco de acidentes envolvendo escorpião em Cataguases

    Nos últimos meses as  ligações direcionadas ao Núcleo de Controle de Endemias para informar o aparecimento de escorpião na área urbana têm se intensificado.  A redação do Site Mídia Mineira também foi contactada inúmeras vezes, principalmente por moradores do Condomínio São Marcos, confirmando a infestação do animal peçonhento.

    O forte calor e a umidade, somados à época de reprodução do animal implicam em aumento da população do aracnídeo nas áreas residenciais. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, em 2016 foram feitas 37 notificações de acidentes envolvendo escorpião na cidade. Já em 2017, o número foi 57 e em 2018, 126.

    Existem algumas formas de impedir a entrada dos escorpiões nas residências. Uma das orientações à população é manter a região da casa limpa, inclusive efetuando a remoção de entulhos. É importante também verificar cuidadosamente calçados, toalhas e roupas de cama antes de usá-las. Outra recomendação importante é a utilização de telas nas aberturas dos ralos e pias.

    Segundo o Núcleo de Controle de Endemias, os escorpiões possuem hábitos noturnos e podem viver longos períodos sem comida e água, escondidos em lugares escuros e úmidos, como frestas, fendas, atrás de móveis, calçados, roupas, panos, rede de esgoto, fossas e entulhos. De acordo com as informações oficiais, a maioria dos acidentes ocorre no momento de colocar o calçado sem observar a presença do aracnídeo, no ato de remover madeiras e entulhos com as mãos desprotegidas e no momento em que uma toalha ou roupa é usada sem vistoria.

    Em caso de acidente com escorpião, orienta-se que a vítima procure diretamente o hospital e, caso for possível, faça a identificação do animal. Caso algum escorpião for encontrado dentro de casa, a orientação é que o Núcleo de Controle de Endemias seja contactado por meio do telefone 3422-3589 para a remoção.

    Fonte: Jornal Cataguases
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Saúde alerta para o risco de acidentes envolvendo escorpião em Cataguases Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início