728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    quinta-feira, 28 de setembro de 2023

    Projeto do Trem Turístico entre Rio de Janeiro e Minas Gerais Começa a Ganhar Vida

    Trecho entre Três Rios a Chiador começa a operar até o final do ano. Objetivo é chegar até Cataguases no futuro.

    Estação de trem em Sapucaia. Foto: Amigos do Trem / Digulgação.

    Rio de Janeiro, 28 de setembro de 2023 -
    Após anos de espera e expectativa, o ambicioso projeto do trem turístico que conectará o Rio de Janeiro a Minas Gerais finalmente começa a tomar forma. A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Amigos do Trem, responsável por essa iniciativa, anunciou que está mais próxima do que nunca de tornar realidade o sonho de viagens pitorescas pelos cenários deslumbrantes entre os dois estados.

    Embora o objetivo final seja unir as cidades de Três Rios, no Rio de Janeiro, a Cataguases, em Minas Gerais, a primeira fase do projeto já foi concluída com sucesso. Esta etapa abrange 37 quilômetros de trilhos, partindo de Três Rios (RJ), passando por Sapucaia (RJ) e chegando a Chiador (MG).

    No entanto, antes que os primeiros passageiros possam embarcar nessa jornada memorável, a Amigos do Trem aguarda ansiosamente a assinatura de um contrato de operação, um passo fundamental que deve acontecer até o final de 2023. Enquanto isso, equipes dedicadas estão ocupadas realizando reformas e restaurações nas locomotivas e carros de passageiros, garantindo que eles estejam em total conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

    O projeto do trem turístico entre Rio de Janeiro e Minas Gerais foi concebido em 2016, e desde então, várias datas de inauguração foram anunciadas no passado, mas agora parece estar mais perto do que nunca de se tornar realidade. A visão da Amigos do Trem é que, eventualmente, essa rota cênica abranja todo o percurso de 168 quilômetros entre Três Rios (RJ) e Cataguases (MG).

    Com a conclusão bem-sucedida do primeiro trecho de Três Rios a Chiador, as obras estão previstas para avançar para outras cidades mineiras, incluindo Além Paraíba, Volta Grande, Recreio, Leopoldina e, finalmente, Cataguases. Essa expansão promete não apenas impulsionar o turismo na região, mas também criar oportunidades econômicas significativas para as comunidades locais.

    A expectativa em torno do projeto do trem turístico é alta, e à medida que o contrato de operação se aproxima da assinatura, os entusiastas e viajantes ansiosos aguardam ansiosamente a oportunidade de explorar os encantos naturais e históricos que essa rota ferroviária única tem a oferecer.












    Fonte: 
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    4 comments:

    1. Qual o tempo estimado da viagem Cataguases x Três Rio?

      ResponderExcluir
    2. Em Leopoldina o Trem Turístico tem a opção da Estação do Distrito de Providência

      ResponderExcluir
    3. Queremos trem para Mar de Espanha também! Não se esqueçam de Maresp!

      ResponderExcluir
    4. Quando inaugurar, quero estae lá!!

      ResponderExcluir

    Item Reviewed: Projeto do Trem Turístico entre Rio de Janeiro e Minas Gerais Começa a Ganhar Vida Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início