728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    sexta-feira, 2 de julho de 2021

    Copasa inaugura oficialmente em Cataguases Estação de Tratamento de Esgoto

    Município hoje já trata mais de 70% do esgoto, segundo a empresa de saneamento.




    Nesta quinta-feira (1º/07), foi inaugurada oficialmente a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Cataguases. A solenidade aconteceu nas dependências da ETE, localizada no bairro Justino e contou com a presença do diretor-presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares de Castro; do gerente regional de Ubá, Luiz Eduardo Carvalho Gomes e do diretor de operações, Guilherme Frasson Neto, bem como com funcionários, autoridades, representantes da sociedade civil, da Prefeitura de Cataguases e da imprensa.

    Com investimento de R$ 42,3 milhões, além da Estação de Tratamento de Esgoto, com capacidade para tratar cerca de 120 litros de esgoto por segundo, as obras incluem: 36 mil metros de redes coletoras, 23 mil metros de interceptores, 8 mil metros de linhas de recalque e 13 unidades de bombeamento de esgoto (elevatórias). Durante a apresentação o gerente regional informou que Cataguases já conta com 70% do seu esgoto tratado e que isso trará benefícios ambientais e para saúde pública do Município. A apresentação também salientou as dificuldades durante a construção da ETE e das elevatórias, como licenciamento ambiental, desapropriação de terrenos e furtos.



    "Cataguases com esta ETE, é uma das primeiras cidades da Zona da Mata a receber uma estação de tratamento e com certeza, nos próximos dois anos nós ainda iremos fazer muitas entregas, são mais de R$ 300 milhões na região de Ubá, São João Nepomuceno, Visconde do Rio Branco, Rio Pomba, Cataguases, enfim, uma série de cidades que receberão uma série de investimentos em diversas unidades de tratamento de esgoto.", disse Guilherme Frasson.

    O diretor-presidente, Carlos de Castro, quebrou o protocolo e chamou representantes da sociedade civil, da Polícia Militar e funcionários da Copasa para o descerramento da placa de inauguração.


    "Nós sabemos que existia um grande passivo a recuperar, não temos a pretensão de resolver tudo até o final de nosso mandato, mas temos sim a ousadia de dizer que conseguiremos entregar algo bem melhor que recebemos. Este algo não é uma empresa e sim uma melhoria na prestação desse serviço tão essencial. [...] Esta entrega hoje, coloca o Município de Cataguases e mais de 70% de sua população em uma posição infelizmente privilegiada frente ao restante, mas coloca sua população em uma posição muito adequada. População esta que passa então ter a coleta e tratamento de esgoto e ouso a dizer pra vocês que poucas cidades na Zona da Mata hoje ostentam esse patamar.", disse Carlos de Castro.

    Por fim, os diretores plantaram uma muda de manacá da serra e levaram os presentes para uma visita à estação de tratamento de esgoto.



    Após a solenidade os diretores responderam perguntas da imprensa e de representantes da sociedade civil. Questionado sobre o relatório da Arsae sobre o tratamento do esgoto na cidade, Carlos de Castro disse que a realidade hoje é outra, que o levantamento técnico da Arsae foi em março e que agora mais de 70% do esgoto já se encontra tratado. Em relação ao trabalho das empreiteiras o diretor disse que já suspenderam mais de 70 empresas do catálogo da Copasa e que existe a possibilidade de convênio com o Município para repasse de valores para este execute o serviço. Sobre a falta de sistema de bombeamento (booster) em alguns bairros, os diretores disseram que a empresa está licitando 20 boosters para resolver o problema.

    Confira abaixo o vídeo com o bate-papo com os diretores:


    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Copasa inaugura oficialmente em Cataguases Estação de Tratamento de Esgoto Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início