728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    quinta-feira, 25 de junho de 2020

    Falecimento de seu Zico de Cataguarino na terça-feira deixa uma lacuna na cultura cataguasense


    O falecimento do Sr. Zico Justino, vítima de um infarto fulminante na madrugada de terça-feira (23), deixou uma grande lacuna em Cataguases. Polivalente, entre outras coisas, seu Zico era conhecido como Agricultor, Folclorista, músico, repentista, improvisador, poeta, artesão, leiloeiro, mágico, contador de causos e piadas e fundador do grupo folclórico "Mineiro Pau", além de um profundo conhecedor de plantas medicinais.


    Casado com Enedina Gonçalves de Barros, 88 anos, Francisco Justino de Barros, completaria 90 anos no dia 3 de outubro deste ano. Natural do Município do Alto do Rio Doce, ele se estabeleceu no distrito de Cataguarino em 1950, onde, embora a vida simples no Sítio, era um genuíno representante da cultura cataguasense, uma verdadeira riqueza intangível e imensurável. 

    Seu Zico se apresentava em escolas, eventos culturais e festas da região juntamente com seus personagens folclóricos: Ana Bela que representa a Princesa Isabel, "Bumba meu boi" que representa o trabalho escravo e "Mulinha" que representa o administrador da Fazenda, sempre acompanhado do bate pau, uma dança folclórica com gingado e cantoria que simboliza o desejo de liberdade dos escravos.  

    Em 2018, aos 87 anos, ele foi homenageado pela Escola de Samba do distrito com um samba enredo, composto por sua filha, Rita Barros em parceria com Chiquinho Fernandes, Renato Batista e Joana Capella. Ele também foi tema de um dos Programas "Tô Indo",da Rede Globo de Televisão em janeiro do mesmo ano e participou de um filme, a "Família Dionti".



    Com a pandemia da Covid-19, a família fez uma surpresa e providenciaram um reencontro emocionante, no dia 14 deste mês. Após 78 dias de afastamento dos bisnetos, ele pôde abraçar a bisneta Alice (foto abaixo) que foi toda preparada para a ocasião, com máscara, capa de chuva e demais proteções para que o momento de carinho pudesse ocorrer. 


    Seu Zico tinha 8 filhos (um já falecido), 12 netos (um falecido) e 8 bisnetos, além de 5 sobrinhos netos que ele acolheu após ficarem órfãos de mãe. 




    Fotos: Robson Silva / Cataguarino

    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    1 comments:

    1. Sr. Zico, conheci ele pela primeira vez num passeio escolar qd sua filha professora Enedina levou seus alunos e alguns pais ao seu sítio, depois em diversas apresentações folclóricas aqui na cidade, pessoa muito simpática, acolhedora, alegre, mágico e um excelente contador de causos!!
      Muito bonitas eram suas apresentações folclóricas, como tb a "folclórica dança do Bate Pau" que tive oportunidade de assistir aqui na cidade de Cataguases!!
      Gostei mt ter conhecido ele naquele passeio escolar!!
      Que Deus o receba no Céu p/ glória e alegria do Senhor.
      Deixará mts saudades p/ quem o conheceu.
      Amém.

      ResponderExcluir

    Item Reviewed: Falecimento de seu Zico de Cataguarino na terça-feira deixa uma lacuna na cultura cataguasense Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início