Pular para o conteúdo principal
Unipac
Web Certificados
Drogaria Santa Rita DecolaNet RÁDIO BRILHO CATAGUASES - MG

2 de dezembro: Minas Gerais completa hoje 301 anos de emancipação

Minas começou a ganhar autonomia administrativa em 1720, quando formou uma capitania própria e foi, por muito tempo, centro econômico brasileiro Neste dia 2 de dezembro de 2021, Minas Gerais completa 301 anos de sua emancipação da capitania de São Paulo, por alvará régio do Rei Dom João V, assinado após ouvir o Conselho Ultramarino, em 2 de dezembro de 1720. Até se tornar um estado tal qual conhecemos hoje, muita coisa aconteceu. A capitania de Minas Gerais foi o primeiro passo para a autonomia administrativa de Minas e ela é resultado do desmembramento da capitania de São Paulo e Minas do Ouro.  Com a descoberta da abundância de ouro no fim do século XVII a região se tornou o centro econômico da colônia. "Minas é, durante muito tempo, um conjunto de arraiais. Eu costumo comparar Minas nesse período com um filme de faroeste. É uma terra sem lei onde não existe um aparato administrativo, que vai se instalar só por volta de 1709 e que vai se consolidar por volta de 1720", expli

Presídio de Cataguases volta a receber detentos após seis meses de proibição

O presídio de Cataguases voltou a receber detentos a partir desta quinta-feira (1º/8). A unidade prisional estava impedida, por decisão judicial, desde o dia 15 de fevereiro deste ano, de receber novos detentos. A nova decisão, permite o recebimento apenas de detentos da comarca do município.

Durante os seis meses em que ficou suspenso o recebimento de novos presos, os detentos estavam sendo levados para presídios da região. Em 25 de fevereiro, uma portaria da juíza titular da Vara Criminal da Infância e Juventude e Vara de Execuções Criminais da Comarca de Leopoldina, passou a impedir também o recebimento de detentos provisórios ou condenados fora da comarca. Em Leopoldina continua a proibição de recebimento de detentos de outras comarcas.

Comentários

Anuncie Aqui Anuncie Aqui