728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    terça-feira, 16 de janeiro de 2018

    Encontro vai reunir grupos de Folia de Reis e Charola neste sábado

    No próximo sábado, dia 20, a praça da Chácara Dona Catarina vai ser palco do Encontro de Charolas e Folias de Reis, a partir das 9 horas, promovido pela Prefeitura de Cataguases, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. No evento vão se apresentar três grupos de folia de reis e um de charola. Quem for ao local vai ter a oportunidade de assistir às tradicionais músicas, danças e trajes típicos da celebração, que tem origem no catolicismo.

    O Secretário de Cultura e Turismo, Fausto Menta, ressaltou a importância do evento para o fortalecimento da manifestação. “A Prefeitura deu total apoio aos grupos para que eles pudessem realizar o exercício de sua fé e isso foi de grande valia para eles. Estamos valorizando a tradição local, em busca de resgatá-la e fortalecê-la, para que a mesma não seja perdida”, afirmou.

    O presidente do grupo Folia de Reis Sol Nascente, Francisco Alves, agradeceu a oportunidade de reunir os grupos da cidade e destacou o evento como uma forma de popularizar ainda mais a tradição. “Além de acompanhar de perto a apresentação, os espectadores vão ter oportunidade de ouvir uma palavra de fé vinda dos grupos da nossa cidade. Em Cataguases, a festa estava se tornando cada vez mais rara e esse incentivo serviu para motivar os participantes e enaltecer a cultura da folia de reis e das charolas”, comentou.

    No ano passado, o Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais aprovou o reconhecimento da folia de reis como patrimônio cultural imaterial do estado. Um inventário do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) realizado em 2016, cadastrou 1.255 grupos de folias, distribuídos em 326 municípios mineiros. A manifestação cultural e festiva, celebrada anualmente por católicos, ocorre geralmente no dia 6 de janeiro. A data, segundo a tradição cristã, marca o aniversário da visita dos três reis magos ao recém nascido Jesus Cristo.  


    Belchior, Gaspar e Baltazar, convertidos em santos pela Igreja Católica, teriam saído do Oriente se guiando por uma estrela e levavam três presentes: ouro, incenso e mirra. Para os devotos, a data da chegada deles ao destino final é quando se encerram os festejos natalinos, que começam quatro domingos antes do dia 25 de dezembro. Por isso, no dia 6 de janeiro tradicionalmente são desmanchados os presépios, as árvores e os demais enfeites de Natal.

    Fonte: Prefeitura de Cataguases
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Encontro vai reunir grupos de Folia de Reis e Charola neste sábado Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início