728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    terça-feira, 17 de outubro de 2017

    Secretaria de Serviços Urbanos de Cataguases termina terceiro trimestre do ano com saldo positivo de ações

    A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos divulgou balanço de suas ações no terceiro semestre do ano. “Buscamos fazer de nossa cidade um lugar onde as perspectivas de prosperidade e bem-estar coletivos possam ser alcançadas, através de ações estratégicas, manutenção e conservação da cidade, na excelência de seu atendimento”, disse o secretário José Angelo Lavorato.

    Considerado como serviço essencial, a coleta de lixo sólido domiciliar foi estendida a toda a cidade diariamente, assim como a manutenção de limpezas de ruas, avenidas, praças e bairros. “Esses serviços têm recebido cada vez mais incentivo nas operações bota-fora e manutenção dos bueiros limpos, diminuindo focos de mosquitos e alagamentos de ruas”, completou o secretário.

    Ele também aponta para a relevância dos serviços de poda que, por ser de prática sazonal e de período curto, teve o seu cronograma 100% atendido. “Com isso, trouxemos para a população grandes benefícios, como melhor limpeza das ruas, sarjetas e bocas-de-lobo; maior radiação solar, aumentando a claridade e eliminando mofos e poeiras; melhoria na iluminação pública e segurança do cidadão; redução dos riscos de descargas elétricas e assaltos às residências pelas sacadas dos prédios e, principalmente, a saúde das árvores que esbanjam brotações novas, apresentando um belíssimo panorama juntamente com as fachadas dos nossos imóveis históricos, que não eram observadas há vários anos, devido ao excesso de galhadas das árvores”, observou José Angelo.

    Outra iniciativa do setor, atendendo a reivindicações da população, conforme aponta o secretário, é a prestação de serviços de manutenção e limpeza de redes de esgoto, pluviais e de córregos. No período, foi realizada a limpeza dos córregos da Vila Reis, com mais de dois quilômetros de extensão, beneficiando também os bairros de São Vicente, Justino e Riguete. Além disso, já foram limpos os córregos dos bairros Leonardo, Primavera, Dico Leite, Paraíso, Granjaria e Avenida Humberto Mauro. A equipe de profissionais dedicada a estes serviços também já construiu e recuperou várias redes na cidade e nos distritos, mantendo as limpezas dos bueiros, redes pluviais e ligações de esgoto.

    Através da equipe responsável pelos calçamentos e tapa-buracos, o setor reconstituiu todos os calçamentos de paralelepípedos que foram danificados pelo clima quente e seco, provocado pelo período de estiagem prolongada. Além de novos calçamentos de ruas, a equipe produziu, no período, mais de 80 toneladas de massa asfáltica para a operação tapa-buracos.

    Como é de responsabilidade da prefeitura cuidar e manter a iluminação pública, a Secretaria de Serviços Urbanos, através da Energisa Soluções, empresa terceirizada para prestar esse serviço, atende diariamente todas as demandas de lâmpadas apagadas, que são substituídas quando o serviço é solicitado pelos moradores. José Angelo lembra que a Secretaria faz todo monitoramento deste atendimento. “A Secretaria de Serviços Urbanos também elaborou e executou vários projetos de extensão de rede, troca de braços das luminárias e substituição das lâmpadas para melhorar a iluminação das ruas do centro e de alguns bairros da cidade”, informou o secretário.

    Outros serviços que estão vinculados à Secretaria de Serviços Urbanos em que os trabalhos são feitos em sistema de plantões permanentes para pronto atendimento à população são Defesa Civil, Catrans e Cemitério. A Defesa Civil, através do número 199, já atendeu mais de 80 ocorrências de combate a incêndios florestais e prediais, apreensões de animais nas ruas, derramamento de óleo, recolhimento e destinação de carcaças de animais mortos, capturas de abelhas, entre outros, neste período.

    “A Catrans, por sua vez, tem implementado práticas de reestruturação do transporte público, através de ações que buscam facilitar o trânsito de veículos e pedestres, com a retomada do sistema de automação do semáforo, revitalização da sinalização, novas placas de indicações, redutores de velocidade, faixas de pedestres, implantação da Lei de Acessibilidade e elaboração de projeto para municipalização do trânsito”, destacou José Angelo. Ainda segundo ele, com relação ao Cemitério Municipal, a coordenação do local tem implementado ações de restauração da Capela Mortuária, através de pinturas e melhoria nas instalações sanitárias, cantina e escritório e para maior controle e segurança, também promoveu o programa de recadastramento dos túmulos.

    Considerando como meta principal da administração, a Secretaria de Serviços Urbanos patrolou mais de 500 quilômetros de estradas rurais, beneficiando, além dos distritos, várias comunidades rurais e a maioria dos produtores mais distantes do centro comercial. Além do patrolamento, foram feitos serviços de limpezas das margens com roçadeiras, desvios das águas, desobstrução nos manilhamentos e recuperação de pontes das estradas. “Em parceria com Conselhos Comunitários dos distritos, a Secretaria de Serviços Urbanos ajudou a organizar os Concursos Leiteiros, na preparação dos parques de exposições para realização das festas e comodidade dos animais” lembrou José Angelo, acrescentando que o setor também colaborou com a Secretaria de Esportes no preparo dos campos de futebol dos bairros Justino, Ibraim e Santa Clara, além de apoio prestado aos eventos de caminhada, passeios ciclísticos, cavalgada entre outros.
    Fonte: Prefeitura Municipal de Cataguases
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Secretaria de Serviços Urbanos de Cataguases termina terceiro trimestre do ano com saldo positivo de ações Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início