Espetáculo dialoga com a campanha do setembro amarelo de valorização da vida, gerando reflexões sobre a importância de cuidarmos da saúde mental
![]() |
Foto: Derley Ribeiro / Girarte Divulgação. |
O Grupo de Pesquisa Girarte celebra uma década de trajetória presenteando Cataguases e região com um espetáculo inédito voltado ao público adulto. "Vozes da Nossa Cabeça" estreia hoje, sábado (20), às 19h, no Centro Cultural Humberto Mauro, como um convite especial ao autocuidado e autoconhecimento.
"Apresentamos em agosto um espetáculo especial para o público infantil, e consideramos muito importante esta nova proposta no mês de setembro voltada especialmente para o público adulto", explica o diretor artístico Marcus Diego. Segundo ele, a escolha do período não foi casual: setembro é mundialmente reconhecido como o mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida.
"Os temas que estamos trabalhando com muito cuidado e responsabilidade têm ganhado cada vez mais presença em nossa sociedade, porém com ações ainda tímidas de prevenção perante a gravidade que nos assola", destaca Marcus Diego. "Estamos muito felizes com a oportunidade de neste mês de setembro estarmos em cena com um novo espetáculo capaz de voltar a atenção de toda população para assuntos extremamente importantes como o autocuidado, prevenção ao suicídio, prevenção à depressão, valorização da saúde mental e da vida."
Arte como ferramenta de transformação
Para abordar temas tão delicados, o espetáculo utiliza o teatro físico como base de pesquisa cênica, integrando teatro, dança e música ao vivo em uma obra diferenciada. A ambiência é inspirada nas técnicas do teatro de Grotowski, tendo o próprio corpo e o ser humano como principais recursos cênicos.
"Transitamos por espaços inacabados e em constante construção, assim como a mente humana", conclui o diretor, explicando a proposta estética que dá vida às "vozes" internas que todos carregamos.
Acessibilidade e diálogo
O Centro Cultural Humberto Mauro oferece acessibilidade para pessoas com deficiência, e o espetáculo contará com tradução em LIBRAS-português. Após a apresentação, o público poderá participar de uma conversa aberta com os artistas, mediada pela psicóloga Daniela Faria, explorando tanto os temas abordados na peça quanto o processo de criação.
A entrada é gratuita, com possibilidade de reserva antecipada pela plataforma Sympla através do link: https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-vozes-da-nossa-cabeca/3116244. Os ingressos reservados têm validade até 15 minutos antes do início (18h45), quando serão disponibilizados para o público presente na portaria.
Classificação e alertas
O espetáculo não é recomendado para menores de 16 anos. A produção alerta que a obra aborda temas sensíveis como saúde mental, abandono, conflitos existenciais, suicídio, abuso sexual e uso de drogas, recomendando acompanhamento de adultos quando assistido por adolescentes.
Apoio e realização
"Vozes da Nossa Cabeça" foi produzido com recursos do Fundo Estadual de Cultura do Governo de Minas Gerais, aprovado no Edital FEC 08/2024 Minas em Cena. A montagem integra o Projeto GIRARTE CIRCULAÇÃO 10 ANOS, com patrocínio da CBA e Enercan através da Lei Rouanet, apoio do Grupo Energisa, Instituto Energisa, Fundação Bauminas e Miba, além de parcerias com Instituto Fábrica do Futuro, Animaparque, Escola de Música Lila Carneiro Gonçalves, Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto e Cataleo.
Ficha Técnica resumida:
Direção Geral: Marcus Diego
Elenco: Alan Resende, Leandro Guimarães, Marcus Diego, Milena Martins, Natália Barros e Tatiane Dias
Núcleo Musical: Alethea Sarmento, Guilherme Sousa, Gemilson Dias, Helder Silva (Chinês) e Priscila Sandes
Artistas Assistentes: Derley Ribeiro e Poliana de Jesus
Produção: Fernanda Pinheiro, Henna Marques e Priscila Sandes
Figurino: Carol Keusen
Contrarregragem e Assistência de Montagem: Augusto César, Jônatas da Costa, Juliano Braz (Kibe) e Rogério Mendonça (Tumati)
Sonorização e Iluminação: Rogério Mendonça (Tumati)
Consultoria Jurídica: Larissa Reis e Alex Carvalho (Carvalho & Reis Advocacia)
Psicóloga Consultora: Daniela Faria
Por Mídia Mineira com informações
e fotos do Grupo Girarte.
Entre para o nosso canal no Whatsapp: Clique aqui
0 comments:
Postar um comentário