Acidente ocorreu em trecho sem iluminação e deixou vítima fatal de 58 anos.
Um ciclista de 58 anos morreu após ser atingido por um carro na noite de segunda-feira (18), no km 707,2 da BR-116, próximo ao Distrito Industrial de Muriaé. A ocorrência foi registrada em um trecho sem iluminação, onde tanto a bicicleta quanto o automóvel seguiam no mesmo sentido, em direção a Muriaé.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu em uma reta em subida. A bicicleta trafegava na faixa de rolamento à direita e foi atingida na traseira pelo carro. Com o impacto, o ciclista foi arremessado e colidiu contra o para-brisa do veículo, sofrendo lesões graves que resultaram em sua morte no local.
O motorista do carro, de 38 anos, permaneceu no local e tentou prestar socorro à vítima até a chegada dos serviços de emergência. Equipes da Eco Riominas auxiliaram na sinalização do trânsito, enquanto a área foi isolada pela PRF para o trabalho da perícia.
A vítima, identificada como Gustavo Moreira de Assis Júnior, era marinheiro da reserva. Seu corpo foi removido por uma funerária e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Muriaé. As circunstâncias exatas do acidente continuam sendo investigadas pelas autoridades.
Além das condições de iluminação, outros fatores que possam ter contribuído para o acidente, como a visibilidade reduzida ou a posição do ciclista na via, também serão analisados.
De acordo com o Detran, as bicicletas, assim como os demais veículos, devem atender a exigências previstas no artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que determina a obrigatoriedade de equipamentos como campainha, sinalização noturna (dianteira, traseira, lateral e nos pedais) e espelho retrovisor no lado esquerdo.
Além disso, é altamente recomendável que os ciclistas utilizem capacetes, luvas, roupas claras ou chamativas e óculos, que ajudam a proteger os olhos contra insetos e detritos do asfalto. O uso de roupas de alta visibilidade, com cores vivas e elementos refletivos, aumenta significativamente a segurança, pois torna o ciclista mais visível para motoristas e outros usuários da via, especialmente em condições de baixa luminosidade, reduzindo os riscos de acidentes.
Por Mídia Mineira.
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