728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    quarta-feira, 3 de julho de 2024

    Minas Gerais anuncia fim de emergência em saúde pública devido ao cenário das arboviroses

    Estado experimenta queda contínua das notificações de casos de dengue, zika e chikungunya nas últimas semanas.


    A Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou, nesta terça-feira, 2 de julho, em Belo Horizonte, para anunciar o fim da emergência em saúde pública no estado devido ao cenário epidemiológico das arboviroses. A medida, instituída por decreto em 26/1/2024 com validade de 180 dias, foi antecipada devido à queda contínua das notificações de casos de dengue, zika e chikungunya nas últimas semanas. A revogação foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira.

    De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, "nesse momento, o estado inteiro tem queda constante de casos e a maior parte dos municípios não está mais com alta incidência. Mas as ações para evitar os focos do mosquito continuam". Ele acrescentou que a previsão é de que 2025 não seja um ano tão difícil quanto este, porém, ressaltou a importância de se manter uma abordagem conservadora devido ao sorotipo três da dengue, que circulou pouco nas últimas décadas e já foi encontrado em Minas Gerais.
    A SES-MG está investindo R$30,5 milhões para que os municípios contratem serviços de drones, que serão utilizados na identificação, monitoramento e tratamento dos focos e criadouros do Aedes aegypti, permitindo uma atuação mais direcionada e eficaz pelas secretarias municipais de Saúde. Deste total, R$15 milhões foram repassados em 2023 e o restante será pago nos próximos meses. Serão beneficiados diretamente 34 municípios com população acima de 100 mil habitantes, 27 com população entre 30 mil e 100 mil habitantes e os outros 792 por meio dos consórcios intermunicipais de saúde.

    Além disso, Minas Gerais recebeu 289.410 doses de vacina contra a dengue desde fevereiro, destinadas à imunização de jovens de 10 a 14 anos em 192 municípios. Até o momento, foram aplicadas 100.158 doses. O secretário Fábio Baccheretti destacou a importância do monitoramento constante para que as doses não fiquem paradas nos municípios e mencionou a possibilidade de expandir a faixa etária de vacinação, se necessário, para 4 a 59 anos.
    O panorama das arboviroses em Minas Gerais até 1/7 inclui 1.655.644 casos prováveis de dengue, com 970.216 confirmados, 15.014 graves ou com sinal de alarme, 764 óbitos confirmados e 732 em investigação. Em relação à chikungunya, foram notificados 143.995 casos prováveis, 109.953 confirmados, 83 óbitos e 32 em investigação. Para zika, foram registradas 275 notificações com 38 casos confirmados, embora não haja registros confirmados por método direto desde 2018.

    Por Mídia Mineira.

    Google News

    Entre para o nosso canal no Whatsapp: Clique aqui

    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Minas Gerais anuncia fim de emergência em saúde pública devido ao cenário das arboviroses Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início