728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    terça-feira, 14 de novembro de 2023

    Cataguases sob alerta: onda de calor intensa até domingo

    Temperaturas podem atingir 42°C no sábado e autoridades emitem alertas de cuidados e hidratação.


    O Município de Cataguases está enfrentando uma intensa onda de calor que deverá se intensificar nos próximos dias, com previsão de aumento das temperaturas até sábado, dia 18 de novembro, segundo informações do site Tempo.com. A cidade pode registrar máximas de até 42°C, com sensação térmica chegando a 44°C. A previsão indica uma pequena queda no domingo, quando as temperaturas devem se estabilizar em torno de 36°C.

    O aumento da intensidade da onda de calor, que afeta diversas regiões do Brasil, levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a ampliar o alerta de "grande perigo" para 15 estados e o Distrito Federal, estendendo o aviso até sexta-feira (17). Essa condição atípica é influenciada pelo El Niño mais rigoroso neste ano e pela Crise do Clima, que torna eventos climáticos extremos mais frequentes.

    A população cataguasense já enfrenta dias e noites de calor intenso, com um desconforto significativo. Ventiladores e ar-condicionado têm sido essenciais para amenizar a sensação térmica elevada. O período de calor fora do padrão, inicialmente esperado para terminar na quarta-feira (15/11), deve persistir até pelo menos domingo (19/11), com temperaturas chegando a 42°C na sombra e sensação térmica elevada.

    A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) emitiu alerta à população mineira, incluindo Cataguases, devido à onda de calor, destacando a importância de cuidados como hidratação, uso de protetor solar e roupas leves. Sintomas como dor de cabeça, sangramento nasal, garganta seca, irritada, entre outros, devem ser observados, especialmente em grupos mais vulneráveis como crianças, idosos e animais de estimação.

    De acordo com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), uma massa de ar quente e seco influencia as altas temperaturas em todo o estado, incluindo Cataguases, e diminui a umidade relativa do ar. 

    Por Mídia Mineira.
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Cataguases sob alerta: onda de calor intensa até domingo Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início