Pular para o conteúdo principal
Unipac
Web Certificados
Drogaria Santa Rita DecolaNet RÁDIO BRILHO CATAGUASES - MG

2 de dezembro: Minas Gerais completa hoje 301 anos de emancipação

Minas começou a ganhar autonomia administrativa em 1720, quando formou uma capitania própria e foi, por muito tempo, centro econômico brasileiro Neste dia 2 de dezembro de 2021, Minas Gerais completa 301 anos de sua emancipação da capitania de São Paulo, por alvará régio do Rei Dom João V, assinado após ouvir o Conselho Ultramarino, em 2 de dezembro de 1720. Até se tornar um estado tal qual conhecemos hoje, muita coisa aconteceu. A capitania de Minas Gerais foi o primeiro passo para a autonomia administrativa de Minas e ela é resultado do desmembramento da capitania de São Paulo e Minas do Ouro.  Com a descoberta da abundância de ouro no fim do século XVII a região se tornou o centro econômico da colônia. "Minas é, durante muito tempo, um conjunto de arraiais. Eu costumo comparar Minas nesse período com um filme de faroeste. É uma terra sem lei onde não existe um aparato administrativo, que vai se instalar só por volta de 1709 e que vai se consolidar por volta de 1720", expli

Produtores de frutas cítricas de Dona Euzébia fecham MG-285 contra fiscalização do Ministério da Agricultura

Cerca de 43 mil mudas deverão ser descartadas por não cumprirem legislação para produção de citrus






Produtores de mudas de Dona Euzébia realizaram manifestação na manhã desta quarta-feira (10), contra a proibição de produção de frutas cítricas em ambiente aberto, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, conforme Instrução Normativa nº 48, de 24 de setembro de2013.

Centenas de manifestantes fecharam a rodovia MG-285, que corta o município. Foi feita uma barreira de pneus queimados. A Polícia Militar Rodoviária (PMR) e o Corpo de Bombeiros Militar estiveram no local e liberaram a pista.

Em nota, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou a fiscalização em Dona Euzébia nesta terça-feira (9), em conjunto com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), onde confirmou a autuação de sete produtores de mudas cítricas e a suspenção de produção de 43 mil mudas de citrus. O MAPA sustenta que o objetivo foi verificar o atendimento da legislação e em especial a IN 48/2013 e que já concedeu prazo adicional de 4 anos para que a regulamentação fosse cumprida. 

Hoje, a produção e comercialização de frutas cítricas está regulada pela Instrução Normativa no 48, de 24 de setembro de 2013. Essa instrução surgiu após várias discussões com os segmentos da cadeia produtiva. Na realidade, não foi proibida a produção de mudas a campo, mas foi proibida a produção de mudas utilizando solo, o que, praticamente, inviabiliza o sistema de produção a céu aberto.

Segundo alguns produtores, o governo municipal ficou de ajudar os produtores, o que não aconteceu até o momento.

 

Comentários

Anuncie Aqui Anuncie Aqui