728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    quinta-feira, 11 de novembro de 2021

    Produtores de frutas cítricas de Dona Euzébia fecham MG-285 contra fiscalização do Ministério da Agricultura

    Cerca de 43 mil mudas deverão ser descartadas por não cumprirem legislação para produção de citrus






    Produtores de mudas de Dona Euzébia realizaram manifestação na manhã desta quarta-feira (10), contra a proibição de produção de frutas cítricas em ambiente aberto, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, conforme Instrução Normativa nº 48, de 24 de setembro de2013.

    Centenas de manifestantes fecharam a rodovia MG-285, que corta o município. Foi feita uma barreira de pneus queimados. A Polícia Militar Rodoviária (PMR) e o Corpo de Bombeiros Militar estiveram no local e liberaram a pista.

    Em nota, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou a fiscalização em Dona Euzébia nesta terça-feira (9), em conjunto com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), onde confirmou a autuação de sete produtores de mudas cítricas e a suspenção de produção de 43 mil mudas de citrus. O MAPA sustenta que o objetivo foi verificar o atendimento da legislação e em especial a IN 48/2013 e que já concedeu prazo adicional de 4 anos para que a regulamentação fosse cumprida. 

    Hoje, a produção e comercialização de frutas cítricas está regulada pela Instrução Normativa no 48, de 24 de setembro de 2013. Essa instrução surgiu após várias discussões com os segmentos da cadeia produtiva. Na realidade, não foi proibida a produção de mudas a campo, mas foi proibida a produção de mudas utilizando solo, o que, praticamente, inviabiliza o sistema de produção a céu aberto.

    Segundo alguns produtores, o governo municipal ficou de ajudar os produtores, o que não aconteceu até o momento.

     
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Produtores de frutas cítricas de Dona Euzébia fecham MG-285 contra fiscalização do Ministério da Agricultura Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início