Pular para o conteúdo principal
Unipac
Web Certificados
Drogaria Santa Rita DecolaNet RÁDIO BRILHO CATAGUASES - MG

2 de dezembro: Minas Gerais completa hoje 301 anos de emancipação

Minas começou a ganhar autonomia administrativa em 1720, quando formou uma capitania própria e foi, por muito tempo, centro econômico brasileiro Neste dia 2 de dezembro de 2021, Minas Gerais completa 301 anos de sua emancipação da capitania de São Paulo, por alvará régio do Rei Dom João V, assinado após ouvir o Conselho Ultramarino, em 2 de dezembro de 1720. Até se tornar um estado tal qual conhecemos hoje, muita coisa aconteceu. A capitania de Minas Gerais foi o primeiro passo para a autonomia administrativa de Minas e ela é resultado do desmembramento da capitania de São Paulo e Minas do Ouro.  Com a descoberta da abundância de ouro no fim do século XVII a região se tornou o centro econômico da colônia. "Minas é, durante muito tempo, um conjunto de arraiais. Eu costumo comparar Minas nesse período com um filme de faroeste. É uma terra sem lei onde não existe um aparato administrativo, que vai se instalar só por volta de 1709 e que vai se consolidar por volta de 1720", expli

Operação conjunta desmantela associação criminosa suspeita de atuar em Ubá

Equipes da PCMG e da PMMG prenderam três suspeitos por tráfico e associação para o tráfico, após estourar ponto de comercialização de drogas. Na ação, foram apreendidos entorpecentes, dinheiro e outros objetos.



A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) deflagraram, na quinta-feira (11/11), uma operação conjunta no município de Ubá, na Zona da Mata mineira, com o intuito de combater o tráfico de drogas. A ação desmantelou uma associação criminosa suspeita de atuar na prática do crime. Dois suspeitos, de 20 e 24 anos, foram presos por tráfico e associação para o tráfico.

Um adolescente de 16 anos também foi apreendido na manobra. Além disso, foi cumprido mandado de busca e apreensão em uma residência, no bairro Solar, onde foram localizadas drogas, entre elas, cocaína, crack e maconha, mas também encontrados R$ 2.241,85, balança de precisão, rádio comunicador e cinco munições calibre .32.
 
Segundo o delegado Douglas Mota Barbosa de Oliveira, o grupo utilizava “uma fortaleza para proteger os pontos de vendas e os criminosos que atuavam na comercialização”. Segundo ele, devido a essa estrutura montada, foi necessário romper os obstáculos com a utilização de um trator. 

No momento da captura, os jovens e o adolescente tentaram dispensar os materiais e o dinheiro adquirido com vendas de drogas em um ralo, na área externa da residência, construído para esse fim, no entanto, a ação foi frustrada pela chegada dos policiais.
 
Ainda conforme o delegado, o trabalho integrado entre as forças de segurança é de extrema relevância. “A operação conjunta reforça que as forças de segurança do Estado de Minas Gerais estão trabalhando de forma conjunta e integrada e com os mesmos propósitos: de desarticular o crime organizado e de trazer sensação de segurança para a população”, conclui.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Polícia Civil
 

Comentários

Anuncie Aqui Anuncie Aqui