Pular para o conteúdo principal
Unipac
Web Certificados
Drogaria Santa Rita DecolaNet RÁDIO BRILHO CATAGUASES - MG

2 de dezembro: Minas Gerais completa hoje 301 anos de emancipação

Minas começou a ganhar autonomia administrativa em 1720, quando formou uma capitania própria e foi, por muito tempo, centro econômico brasileiro Neste dia 2 de dezembro de 2021, Minas Gerais completa 301 anos de sua emancipação da capitania de São Paulo, por alvará régio do Rei Dom João V, assinado após ouvir o Conselho Ultramarino, em 2 de dezembro de 1720. Até se tornar um estado tal qual conhecemos hoje, muita coisa aconteceu. A capitania de Minas Gerais foi o primeiro passo para a autonomia administrativa de Minas e ela é resultado do desmembramento da capitania de São Paulo e Minas do Ouro.  Com a descoberta da abundância de ouro no fim do século XVII a região se tornou o centro econômico da colônia. "Minas é, durante muito tempo, um conjunto de arraiais. Eu costumo comparar Minas nesse período com um filme de faroeste. É uma terra sem lei onde não existe um aparato administrativo, que vai se instalar só por volta de 1709 e que vai se consolidar por volta de 1720", expli

Prefeitura embarga terreno em loteamento próximo ao bairro Justino por descumprir normas ambientais

Terreno é um dos locais possíveis para instalação de supermercado.


A Prefeitura de Cataguases embargou um terreno permutado com a construtora responsável pelo Loteamento Terras Altas, localizado entre a ponte da estrada da Empa e o bairro Justino. 

Conforme apurado pelo Site Mídia Mineira, o embargo é apenas referente ao terreno permutado. Um auto de infração foi lavrado com várias ações. Entre os motivos, está o descumprimento de normas ambientais como afastamento mínimo de 100 m2 da margem do Rio Pomba, entre outras coisas. As obras de urbanização dos lotes e da rodovia que está sendo duplicada, seguem normalmente.

Nossa reportagem esteve no local e segundo funcionários, está previsto a instalação de um supermercado no local, que pode ser neste terreno permutado ou em outro terreno de interesse da empresa. Propaganda do loteamento compartilhada em rede social, sinaliza o local do supermercado (imagem abaixo). A prefeitura nega conhecimento referente a instalação do supermercado.


O Site Mídia Mineira questionou a secretaria de meio ambiente sobre o valor da multa, mas a pasta se negou a informar e como solicitar via Lei de Acesso a informação pode ser demorado, resolvemos fechar a matéria sem esse dado. Nós também perguntamos a comunicação do Executivo Municipal sobre o terreno permutado, como tamanho e porquê esta permuta não passou pela Câmara Municipal, mas também não fomos respondidos até o fechamento desta matéria.

Nós também entramos em contato com a empresa responsável pelo loteamento mas também não obtivemos resposta.


Comentários

Anuncie Aqui Anuncie Aqui