Pular para o conteúdo principal
Unipac
Web Certificados
Drogaria Santa Rita DecolaNet RÁDIO BRILHO CATAGUASES - MG

2 de dezembro: Minas Gerais completa hoje 301 anos de emancipação

Minas começou a ganhar autonomia administrativa em 1720, quando formou uma capitania própria e foi, por muito tempo, centro econômico brasileiro Neste dia 2 de dezembro de 2021, Minas Gerais completa 301 anos de sua emancipação da capitania de São Paulo, por alvará régio do Rei Dom João V, assinado após ouvir o Conselho Ultramarino, em 2 de dezembro de 1720. Até se tornar um estado tal qual conhecemos hoje, muita coisa aconteceu. A capitania de Minas Gerais foi o primeiro passo para a autonomia administrativa de Minas e ela é resultado do desmembramento da capitania de São Paulo e Minas do Ouro.  Com a descoberta da abundância de ouro no fim do século XVII a região se tornou o centro econômico da colônia. "Minas é, durante muito tempo, um conjunto de arraiais. Eu costumo comparar Minas nesse período com um filme de faroeste. É uma terra sem lei onde não existe um aparato administrativo, que vai se instalar só por volta de 1709 e que vai se consolidar por volta de 1720", expli

Mesmo sem missa cemitério de Cataguases registra milhares de visitantes no dia de Finados

Secretário de Serviços Urbanos falou com o Site Mídia Mineira



O secretário municipal de Serviços Urbanos, Carlos Pires, falou com o site Mídia Mineira nesta terça-feira (2/11), Dia de Finados.

Conforme o secretário, foi realizada ação para que todos os visitantes sigam os protocolos de segurança contra a Covid-19, como uso de máscara, higienização das mãos com álcool em gel, entre outras coisas. Ele acredita que apenas na parte da manhã, cerca de 2 mil a 3 mil pessoas estiveram visitando seus entes queridos no Cemitério Municipal São José.

Uma força tarefa também aconteceu durante a semana para deixar as ruas do cemitério limpas, sem mato e lixo.

A maior dificuldade para os visitantes, segundo o secretário, foi a localização dos túmulos por parte dos familiares. "A gente tem uma central aqui para informar as pessoas a localização dos túmulos. Muitas pessoas esquecem ou não sabem onde é o local e nós direcionamos estas pessoas para que elas identifiquem o túmulo de seus entes queridos", explicou.

O comércio de flores e velas também diminuiu neste ano e muitos vendedores optaram por não montar barraca, mas mesmo assim, ainda foi possível comprar estes itens nas proximidades.


 

Comentários

Anuncie Aqui Anuncie Aqui