Pular para o conteúdo principal
Unipac
Web Certificados
Drogaria Santa Rita DecolaNet RÁDIO BRILHO CATAGUASES - MG

2 de dezembro: Minas Gerais completa hoje 301 anos de emancipação

Minas começou a ganhar autonomia administrativa em 1720, quando formou uma capitania própria e foi, por muito tempo, centro econômico brasileiro Neste dia 2 de dezembro de 2021, Minas Gerais completa 301 anos de sua emancipação da capitania de São Paulo, por alvará régio do Rei Dom João V, assinado após ouvir o Conselho Ultramarino, em 2 de dezembro de 1720. Até se tornar um estado tal qual conhecemos hoje, muita coisa aconteceu. A capitania de Minas Gerais foi o primeiro passo para a autonomia administrativa de Minas e ela é resultado do desmembramento da capitania de São Paulo e Minas do Ouro.  Com a descoberta da abundância de ouro no fim do século XVII a região se tornou o centro econômico da colônia. "Minas é, durante muito tempo, um conjunto de arraiais. Eu costumo comparar Minas nesse período com um filme de faroeste. É uma terra sem lei onde não existe um aparato administrativo, que vai se instalar só por volta de 1709 e que vai se consolidar por volta de 1720", expli

Órgãos de Segurança Pública, realizam ações em comemoração ao Dia das Crianças em Astolfo Dutra

Ações aconteceram nesta quinta (14)




Com foco nas comemorações ao Dia das Crianças, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Academia Rio Top Center e Britivic realizaram nesta quinta-feira, 14, atividades  alusivas à data comemorativa. As crianças fazem parte do projeto “Escolinha de Capoeira - Abadá Capoeira”, coordenado pelo Mestre “Neguinho”, o qual faz um trabalho educacional na cidade ensinando Capoeira as crianças, despertando a atenção aos alunos em relação a importância de viver longe das drogas e da violência.

O Mascote da Polícia Militar (PM Amigo Legal) esteve presente fazendo a alegria da criançada através de brincadeiras, participação na roda de capoeira, distribuição de balas e brinquedos.

Foi servido um lanche para as crianças (bolo, suco, refrigerante, pão com molho e salgados). Ao final os Agentes de Segurança Pública do Estado fizeram a alegria da criançada, com orientações sobre educação, comportamento social, integração dos órgãos de segurança pública do estado presentes no município, sejam nas ações inerentes às suas atribuições ou em Ações Sociais.

Segundo os organizadores o foco da ação foi buscar uma interação com as crianças despertando a importância de ficarem longe das drogas e da violência.

Mestre Neguinho ressaltou que esse tipo de atividade aproxima os órgãos de segurança pública das crianças e alerta sobre os cuidados em relação as escolhas erradas na vida. “Essa aproximação com as crianças serve muito de aprendizado para eles, pois jamais havia visto algo igual na cidade envolvendo todos órgãos de segurança em um só projeto”, disse.

Fonte: Polícia Militar de Minas Gerais
 

Comentários

Anuncie Aqui Anuncie Aqui