Pular para o conteúdo principal
Unipac
Web Certificados
Drogaria Santa Rita DecolaNet RÁDIO BRILHO CATAGUASES - MG

2 de dezembro: Minas Gerais completa hoje 301 anos de emancipação

Minas começou a ganhar autonomia administrativa em 1720, quando formou uma capitania própria e foi, por muito tempo, centro econômico brasileiro Neste dia 2 de dezembro de 2021, Minas Gerais completa 301 anos de sua emancipação da capitania de São Paulo, por alvará régio do Rei Dom João V, assinado após ouvir o Conselho Ultramarino, em 2 de dezembro de 1720. Até se tornar um estado tal qual conhecemos hoje, muita coisa aconteceu. A capitania de Minas Gerais foi o primeiro passo para a autonomia administrativa de Minas e ela é resultado do desmembramento da capitania de São Paulo e Minas do Ouro.  Com a descoberta da abundância de ouro no fim do século XVII a região se tornou o centro econômico da colônia. "Minas é, durante muito tempo, um conjunto de arraiais. Eu costumo comparar Minas nesse período com um filme de faroeste. É uma terra sem lei onde não existe um aparato administrativo, que vai se instalar só por volta de 1709 e que vai se consolidar por volta de 1720", expli

Desdobramento da operação Súcia resulta em apreensões e na prisão de suspeito em Ubá

Ação conjunta entre PCMG e PMMG culminou na apreensão de um adolescente, assim como na localização de 33 pedras de crack, 15 pinos de cocaína e seis munições.


Na terça-feira (19/10), em virtude de ação conjunta deflagrada pelas Polícias Civil e Militar de Minas Gerais, desdobramentos da operação Súcia culminaram na prisão de um suspeito de 18 anos por tráfico de drogas e por porte ilegal de arma de fogo, no município de Ubá, na Zona da Mata mineira. Além disso, um adolescente de 16 anos também foi apreendido pela prática de ato infracional análogo aos mesmos crimes. Outras etapas dessa operação foram desencadeadas na última sexta-feira (15/10), na região, e resultaram na prisão de 12 investigados. 

De acordo com o delegado Douglas Mota, no total, 13 pessoas já foram presas e um adolescente apreendido, após trabalhos investigativos realizados visando combater o narcotráfico e o crime organizado na cidade de Ubá e na região. “Ontem, foram apreendidos um revólver calibre 32, 33 pedras de crack, 15 pinos de cocaína e seis munições. Também foram coletados elementos que subsidiarão as investigações”, conclui, ressaltando que as apurações seguem em andamento.

Outras etapas da ação

A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu seis suspeitos, na última sexta-feira (15/10), no município de Visconde do Rio Branco. Na ocasião, foram apreendidos arma, munições, celulares e drogas. Posteriormente, na mesma data, uma ação conjunta com a Polícia Militar realizou incursões em um bairro na cidade de Ubá, onde foram cumpridos cinco mandados de prisões.  Durante o cumprimento dos mandados, foi feito um flagrante de tráfico de drogas e foram apreendidos drogas e materiais referentes ao crime. Três simulacros de arma de fogo e outros objetos também foram localizados, na época. 

Operação Súcia 

Conforme o delegado Douglas Mota, o nome da operação – denominada “Súcia” - faz referência a indivíduos de má índole que se reúnem para cometer crimes.

Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais

Comentários

Anuncie Aqui Anuncie Aqui