AGORA É LEI: Em Cataguases autistas terão direito a Carteira de Identificação para garantia de direitos

Lei do vereador Ricardo Dias foi sancionada pelo prefeito José Henriques no último domingo (9) O prefeito de Cataguases, José Henriques, sancionou a Lei nº 4751/2021, de autoria do vereador Ricardo Dias que Institui e Regulamenta a emissão da Carteira de Identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIA/TEA) no âmbito do Município de Cataguases. O documento será emitido pelos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e o portador poderá usufruir dos direitos concedidos a pessoa com TEA no Município, como preferência e prioridade total em todos os órgãos, setores e repartições públicas e particulares que possuam filas e ordem de chegada para fins de atendimento, gratuidade em estacionamentos públicos e privados, entre outros. A Lei já está em vigor e os responsáveis devem se dirigir a Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada no Centro Administrativo na Rua Gama Cerqueira, 70, na Vila Domingos Lopes ou a um

Teste do Pezinho e Fisioterapia passam a ser realizados em novo endereço


Dois serviços de saúde da prefeitura foram alocados em novos espaços neste mês. O Centro de Imunização e Teste do Pezinho passou a funcionar no prédio do antigo Pronto Socorro (SEMAE), na Vila Tereza, tendo inaugurado as novas instalações no dia 18 de janeiro. Além dele, o Centro Municipal de Fisioterapia agora está atendendo os pacientes no prédio da UPA, no bairro Bela Vista.

Conforme explicou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Amanda de Sousa Penha, a mudança do Centro de Imunização, que antes funcionava na Policlínica Municipal, teve como objetivo facilitar o acesso da população, em especial das mamães que levam seus bebês para fazerem o teste do pezinho, já que o local fica em frente ao Hospital. Além disso, por se tratar de um serviço essencial de saúde, as novas dependências oferecem mais segurança quanto a enchentes, além de ser mais acessível aos usuários.

Amanda informou que o prédio passou por adequações e reformas para receber o Centro de Imunização e Teste do Pezinho, e conta com salas amplas e espaços adequados para um melhor atendimento. “A população tem demonstrado muita satisfação com o novo local, bem como os profissionais de saúde que atuam no setor”, revelou.

Já o Centro de Fisioterapia está funcionando, mas ainda necessita de pequenas adaptações, bem como sinalização adequada, serviços estes que estão em andamento para atender plenamente o setor. O local também possui instalações espaçosas e ideais para receber os pacientes, além de acessibilidade e segurança.

Fonte: Prefeitura de Cataguases

Comentários

Banner cadastramento cartão SUS Campanha Mídia Mineira para o uso de máscaras DJ Fábio Dias Cataguases