728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

    Cataguases está em situação de alerta para infestação do Aedes aegypti


    A Prefeitura Municipal de Cataguases, por 
    meio da secretaria de Saúde, divulgou no último dia 20 o resultado do primeiro LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti e Aedes albopictus), que ajuda a mapear os índices de infestação dos mosquitos na cidade. O levantamento aconteceu entre os dias 11 e 15 deste mês, e 1597 imóveis de Cataguases foram pesquisados pelo Núcleo de Controle de Endemias como amostragem. 

    O índice de infestação predial de Aedes aegypti ficou em 3,1 e o de Aedes albopictus foi 2,1. Ambos os índices são considerados de médio risco. De acordo com o Ministério da Saúde, o índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%.

    Conforme a pesquisa, os principais focos foram encontrados em vasos de plantas com água, pratos de vasos, bebedouros, fontes ornamentais e materiais de construção. Tanto o Aedes aegypti como o Aedes albopictus são mosquitos transmissores da dengue, da chikungunya, da zika e da febre amarela. 

    Para reduzir os índices do LIRAa e a transmissão dessas doenças, é fundamental a participação do cidadão na eliminação dos possíveis focos dos mosquitos dentro de suas residências. O Índice de Infestação Predial preconizado pelo Ministério da Saúde é inferior a 1%.

    A coordenadora de vigilância em saúde, Amanda Souza Penha, explica que durante a pandemia a responsabilidade dos cidadãos aumentou ainda mais. “A prefeitura realiza rotineiramente ações de controle, como o Bota-Fora Contra a Dengue, campanhas de conscientização e a visita domiciliar com a equipe do Núcleo de Controle de Endemias. Entretanto, desde o dia 26 de março de 2019, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, por meio de portaria da Secretaria de Vigilância em Saúde, os agentes de combate a endemias não entram mais no interior das residências, devido ao risco de transmissão da Covid 19. Então, é preciso que a população mantenha a vigilância constante”, disse.

    A prefeitura mantém o telefone 3422-3589 como canal de comunicação sobre a doença para receber denúncias e esclarecer as dúvidas dos cidadãos. O contato deve ser feito entre segunda e sexta-feira, de 7h às 17horas.

    Fonte: Jornal Cataguases 
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Cataguases está em situação de alerta para infestação do Aedes aegypti Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início