728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    domingo, 1 de novembro de 2020

    Eleitores podem treinar para as eleições no simulador de votação

    A ferramenta está disponível no site do TRE e tem candidatos fictícios para vereador e prefeito


    Já imaginou votar no Boto Cor de Rosa para prefeito e na Música Popular Brasileira para vereadora? Esses são alguns dos candidatos fictícios que aparecem no Simulador de Votação, ferramenta desenvolvida pelo TSE para ajudar os eleitores a se prepararem para as eleições municipais. Ele pode ser acessado no site do TRE, na página Eleições 2020.

    No simulador, que tem o treinamento de votação para 1º e 2º turnos, é como se o eleitor estivesse diante de uma urna eletrônica de verdade. Na opção 1º turno, a ferramenta apresenta a votação na mesma ordem em que ela acontecerá no dia 15 de novembro: primeiro para vereador, com cinco dígitos; depois, para prefeito, com dois dígitos. No treinamento para 2º turno, há o voto apenas para prefeito.

    Nas telas das duas votações, aparecerá a lista dos partidos acima da urna. Clicando cada uma, o eleitor verá quem são os candidatos a vereador ou a prefeito/vice-prefeito. Todos os partidos e candidatos são fictícios e os números não correspondem a agremiações partidárias reais.

    Os números podem ser digitados pressionando as teclas da urna eletrônica virtual ou usando o teclado do computador. Após cada voto, a urna virtual emite um sinal sonoro curto e, logo após o bipe do voto para prefeito, um som mais longo, indicando o encerramento da votação, momento em que aparece a palavra FIM na tela, exatamente como acontece nas urnas eletrônicas de verdade.

    No simulador, é possível habilitar o recurso de audiodescrição, que usa um sintetizador de voz para orientar o eleitor com deficiência visual sobre o uso da ferramenta e “lê” os números e nomes dos candidatos em que a pessoa está votando. Nas urnas eletrônicas reais, também há o recurso de sintetizador de voz.

    Cinco partidos disputam a eleição virtual: Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festa Populares e Partido do Folclore. Para quem já tem o título de eleitor, é uma oportunidade de treinar para a votação deste ano. Para as crianças e adolescentes que ainda não podem votar, é um jeito didático e divertido de conhecer o processo eleitoral.
    Fonte: TREMG
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Eleitores podem treinar para as eleições no simulador de votação Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início