728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    quarta-feira, 30 de setembro de 2020

    CBA realiza simulado anual de situação de emergência de barragem em Itamarati de Minas

    CBA realiza simulado anual de situação de emergência de barragem em Itamarati de Minas



    A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizou o simulado anual de emergência da barragem de Itamarati de Minas, nesta terça-feira (29/9). Devido à pandemia da Covid-19, o simulado foi reformulado para garantir a segurança e a saúde de todos os envolvidos, seguindo as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) de prevenção e de distanciamento social. A solução encontrada pela CBA para realizar o exercício atraiu a atenção da Defesa Civil Estadual, cujo alto comando participou presencialmente para conhecer o modelo adotado.

    O simulado contou com a participação de moradores selecionados, que percorreram a rota de fuga, localizadas em 8 pontos de encontro, ao ouvir a mensagem emitida pelas 6 sirenes instaladas na região pela Companhia, em 2019: “Atenção, atenção, este é um teste de sirene. Teste da sirene. Teste da sirene. Sirene em teste”. A moradora da comunidade São Lourenço, Elisa Rodrigues, conta como foi a participação no exercício: “O simulado foi bom, bem organizado. A CBA explicou direitinho pra gente sobre o exercício e o caminho está bem sinalizado. Se precisar sair de casa em caso de emergência, temos tranquilidade de ir”.

    O tenente-coronel da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, Flávio Godinho, destaca a metodologia utilizada no simulado da CBA: “O formato foi inovador. Nós saímos daqui com sentimento de missão cumprida. Foi um simulado muito bem organizado e planejado”.

    Godinho reforça, ainda, a importância desse tipo de exercício, principalmente para as pessoas que moram próximas de barragem. “É fundamental que a comunidade tenha uma percepção do risco e saiba as suas rotas de fuga e os seus pontos de encontro. Nós tivemos o prazer de participar juntamente com outras forças de segurança, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e a própria Defesas Civis municipais. Isso traz uma sinergia entre os órgãos para que trabalhem interligados. Todo mundo ganha: população, empresa e órgãos de segurança”.

    O gerente da CBA na Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade, destaca a relevância do simulado para os moradores inseridos na Zona de Autossalvamento (ZAS), realizado em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais e as Defesas Civis Municipais e Estaduais. “A segurança da população é um valor para a CBA. Manter as nossas barragens seguras, cumprir o Plano de Ação de Emergência para barragens de mineração, manter os nossos sistemas de alarme e vídeo-monitoramento ativos 24 horas e a realização desse simulado, em conjunto com a população da Zona de Autossalvamento e dos órgãos competentes, são demonstrações do nosso compromisso com o desenvolvimento da cultura de segurança”, pontua.

    Christian Andrade completa: “O simulado é um exercício preventivo e educativo realizado anualmente com o envolvimento da comunidade. É fundamental que todos conheçam as mensagens das sirenes, as rotas de fuga e os pontos de encontro para a construção de uma cultura de segurança”.

    O simulado de emergência da barragem é realizado na Zona de Autossalvamento conforme Plano de Ações Emergenciais para Barragens de Mineração – PAEBM e em alinhamento às práticas de segurança e gestão de barragens, em cumprimento às legislações vigentes (Portaria 70.389/17, da ANM, e Lei Estadual nº 23.291, de 2019). O simulado contou com a participação das Defesas Civis estadual e municipais, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e equipe da CBA.

    Exercício

    Oito moradores da ZAS participaram do simulado de evacuação em Itamarati de Minas, o que representou 87,5% dos moradores cadastrados. Após o acionamento das sirenes, às 10 horas, os moradores deixaram suas casas e percorreram a rota de fuga, devidamente sinalizada com placas informativas até o ponto de encontro mais próximo, também identificado com placa.

    No ponto de encontro, os moradores responderam à pesquisa que avalia todas as condições do processo, desde a clareza da mensagem divulgada pelas sirenes até o tempo de chegada aos pontos de encontro. A pesquisa também demonstra se o morador teve alguma dificuldade na rota. Todas essas informações serão usadas para aprimoramento das próximas edições do simulado.

    Barragem Itamarati de Minas

    A barragem de Itamarati de Minas, construída em etapa única, iniciou sua operação em 1992, mas atualmente não recebe mais rejeitos, contudo mantém na integra todos os controles e manutenção da barragem. A CBA prevê reutilizar os rejeitos depositados no reservatório. Para tanto, vem estudando novas rotas para recuperação dos minerais que compõem o rejeito, composto, basicamente, de água, argila, areia e bauxita.

    Gestão da segurança

    A CBA reforça que possui um sistema robusto de gestão de segurança que garante a integridade física de suas barragens. Esse sistema contempla rotinas de monitoramentos, que são realizados diariamente, semanalmente, quinzenalmente e mensalmente e, posteriormente, encaminhados aos órgãos fiscalizadores; bem como auditorias externas, conduzidas por uma empresa independente especializada e de competência reconhecida internacionalmente, que têm frequência mensal para os monitoramentos, controles e ações e semestral para avaliação geral da barragem.

    Sobre a CBA

    Desde 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio - CBA produz alumínio de alta qualidade de forma integrada e sustentável. Com capacidade instalada para produzir 100% de energia vinda de hidroelétricas próprias, a CBA minera a bauxita, transforma em alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas)
    e produtos transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Em estreita parceria com seus clientes, a CBA desenvolve soluções e serviços para os mercados de embalagens e de transportes, conferindo mais leveza, durabilidade e uma vida melhor.
    Fonte: Assessoria de Comunicação da CBA

    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: CBA realiza simulado anual de situação de emergência de barragem em Itamarati de Minas Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início