728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    quarta-feira, 1 de julho de 2020

    Covid-19: Comitê decide proibir funcionamento do Comércio no sábado em Cataguases; Hospital tem poucos leitos específicos para a doença


    O Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19, após reunião na tarde desta quarta-feira (01/07), deliberou que apenas farmácias e postos de combustíveis poderão abrir no próximo sábado (4). Os demais estabelecimentos, mesmo considerados essenciais como mercados, açougues, hortifrúti e padarias, bem como os ambulantes não poderão abrir. Restaurantes e lanchonetes poderão trabalhar exclusivamente com delivery, ficando proibida a retirada no local por cliente. 

     
    Os templos religiosos poderão realizar lives com até 10 pessoas presentes com higienização do local entre uma transmissão e outra, ficando proibida a aglomeração de pessoas na entrada/saída dos mesmos. 

     
    Conforme apurou o Site Mídia Mineira, as medidas são necessárias devido ao aumento de pessoas infectadas com o novo coronavírus em Cataguases. Apesar de inúmeros apelos do Executivo e de comerciantes, as pessoas continuam se aglomerando nas ruas. De acordo com a Ata do Comitê, até às 15 horas de hoje (quarta-feira), o Município atingiu 100 pessoas infectadas, um aumento de 33,33% em relação à semana anterior. A cidade já contabiliza 6 óbitos até o momento. 

     

    A Deliberação é válida para toda cidade, inclusive os distritos e o desrespeito às determinações acarretará a incidência das penalidades previstas nos Decretos 5.2020/2020 e 5.202H/2020. 

     

    Falta de leitos específicos para Covid-19 no Hospital de Cataguases 


    Outro ponto preocupante é o preenchimento das vagas disponíveis no 8º andar, destinado exclusivamente para Covid-19. Conforme relatado na reunião, 12 pessoas estão internadas entre enfermaria e UTI, que atende Cataguases e região. Segundo a Ata, 3 crianças aguardavam internação e as mesmas terão que ser direcionadas para o setor de pediatria, por não haver mais leito disponível no 8º andar.


    Conforme contato com o provedor do Hospital de Cataguases à noite, atualmente, dos nove leitos de UTI SUS, 8 estão ocupados, mas nenhum com pacientes de Covid-19. Os cinco leitos de UTI específicos para Covid-19 estão com dois pacientes, sendo 1 de Cataguases e 1 de Astolfo Dutra, tendo portanto 3 vagas. No caso da enfermaria, o provedor não especificou quantidade, mas disse que ainda existem vagas. 


    Outras Deliberações 


    Os outros assuntos tratados na reunião foram: 

    • Ofício entregue por proprietários de academias com sugestões para o funcionamento destes estabelecimentos. 
    • Dentro de 7 dias o Comitê deverá reunir novamente para discutir a situação dos restaurantes e se estes poderão abrir. 
    • Proibição de realização de lives dentro de bares e restaurantes. 
    • Solicitação aos mercados de maior controle do fluxo de pessoas dentro do estabelecimento. 
    • Intensificação da fiscalização. 
    • Carrinhos de recolhimento de lixo pet continuam sem poder funcionar. 
    • Pedido para que todas as associações de bairros ajudem no combate da Covid-19, trabalhando para coibir aglomerações. 


    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Covid-19: Comitê decide proibir funcionamento do Comércio no sábado em Cataguases; Hospital tem poucos leitos específicos para a doença Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início