Drogaria Santa Rita DecolaNet RÁDIO BRILHO CATAGUASES - MG

Paciente de Divinópolis é o primeiro caso confirmado de Coronavírus (Covid-19) em Minas Gerais

Foi confirmado o primeiro caso de Coronavírus (Covid-19) em Minas Gerais. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) foi comunicada do caso pelo Laboratório Hermes Pardini, na última sexta-feira, 06/03. A coleta para análise foi realizada em domicílio, na quinta-feira (05/03) e a análise finalizada no dia seguinte. O material foi encaminhado para a Fiocruz que homologou o resultado neste domingo, dia 08/03.

Trata-se de uma mulher, de 47 anos, com município de residência em Divinópolis, que esteve na Itália, retornando à capital mineira em 02/03. No momento, a paciente apresenta sintomas leves (coriza, mialgia e sensação de mal estar) e encontra-se em isolamento domiciliar.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou que está preparada para receber este e novos casos de coronavírus e está tomando todas as medidas necessárias para prestar assistência à população e realizando vigilância epidemiológica da doença.

Até sexta-feira (6), o último informe epidemiológico da Saúde mostrava 140 casos de infecção humana pelo COVID-19 em Minas. 

Os municípios que possuem ou possuíram casos em investigação do COVID-19 são: 


Município de residência Em Investigação Confirmados Descartados
Alfenas
1
0
0
Barbacena
1
0
0
Belo Horizonte
51
0
7
Betim
2
0
0
Conselheiro Lafaiete
1
0
0
Contagem
9
0
1
Córrego Fundo
1
0
0
Divinópolis
2
1
0
Formiga
2
0
0
Governador Valadares
1
0
0
Ipatinga
5
0
0
Itabira
1
0
0
João Monlevade
1
0
0
Nova União
1
0
0
Juiz de Fora
3
0
1
Lavras
1
0
0
Montes Claros
0
0
1
Mutum
1
0
0
Nova Lima
6
0
0
Ouro Preto
2
0
1
Patos de Minas
1
0
0
Pouso Alegre
1
0
0
Sabará
1
0
0
São Gotardo
1
0
0
São Sebastião do Paraíso
1
0
0
Sete Lagoas
1
0
0
Uberaba
0
0
1
Uberlândia
11
0
3
Varginha
6
0
0
Viçosa
0
0
1
Outros Estados *
1
0
0
Outros Países **
6
0
1***
MINAS GERAIS
122
1
17
Fonte: CDAT-DAT/CIEVS/SVE/SubVS/SESMG.
Dados parciais de 06/03/2020, sujeitos à revisão/alteração. Pode haver diferença entre os números apresentados pelo Ministério e pelo Estado, devido ao processo de avaliação que é dinâmico e ao horário diário de fechamento de dados.
*Pará
** (01 Alemanha, 01 Hungria e 04 Itália)
*** (01 China)

A SES dará uma entrevista coletiva à imprensa, nesta segunda-feira, 09/03, às 16h30, na Cidade Administrativa.

Principais ações desenvolvidas pela SES-MG

  • Investigação epidemiológica e hospitalar dos casos suspeitos;
  • Monitoramento dos contatos de casos suspeitos;
  • Monitoramento de pessoas assintomáticas que tiveram história de viagem à China nos últimos 14 dias, durante período de possível surgimento de sintomas e transmissibilidade;
  • Reuniões técnicas conjuntas (SES-MG, SMSA-BH, Funed, Fhemig - HEM e HIJPII, Anvisa e BH Airport);
  • Reunião diária pela equipe de investigação e acompanhamento;
  • Realização de videoconferências com as unidades regionais de saúde;
  • Reunião de Comitê de Monitoramento de Eventos com pauta para atualização da situação do n-CoV em Minas, no Brasil e no mundo;
  • Reunião com Grupo Assessor;
  • Revisão do Protocolo de Coronavírus 2019 n-CoV;
  • Elaboração de Nota Técnica nº 5/SES/SUBPAS-SAPS-DPAPS-CEAPS/2020 que traz orientações aos profissionais das equipes de Atenção Primária à Saúde sobre o coronavírus 2019-nCoV;
  • Elaboração e apresentação preliminar do Plano de Contingência de Coronavírus 2019 n-CoV;
  • Implantação da Unidade de Resposta Rápida (URR) composta por médicos infectologistas que atuarão diretamente no COES;
  • Solicitação de compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para atendimento aos casos suspeitos e profissionais que prestam atendimento;
  • Elaboração de Nota Técnica nº 01 Coes 2019-NCoV: Monitoramento e manejo de casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo 2019-NCoV;
  • Solicitação de campanha de mídia com orientações de higiene respiratória visando reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas pelo coronavírus;
  • Divulgação de informações do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde e demais orientações para as unidades regionais de saúde.
  • Divulgação da Nota Técnica nº 9/HEMOMINAS/TEC/2020, que torna inapto por 30 dias o candidato a doação de sangue que veio da China.
  • Reunião com Secretaria de Justiça e Segurança Pública referente às orientações necessárias para prevenção e cuidado no sistema prisional e socioeducativo.
  • Reunião com Secretaria de Educação referente às orientações necessárias para prevenção e cuidado nas escolas.
Brasil

O Ministério da Saúde confirmou neste domingo (8) mais seis novos casos de coronavírus no país, totalizando 25 casos até o momento. Dos novos registros, três estão em São Paulo, um em Alagoas, um no Rio de Janeiro e um em Minas Gerais.

Cinco desses casos foram de pessoas que se contaminaram fora do país. O outro caso, um dos três de São Paulo, é de uma contaminação local, ou seja, quando é possível identificar a fonte do contágio. Segundo a Secretaria de Saúde do estado, os três novos casos do estado estão estáveis e em isolamento domiciliar.

No caso do paciente do Rio de Janeiro, trata-se de uma mulher de 42 anos, moradora no município do Rio, que acompanhou em viagem à Itália uma pessoa já confirmada como positiva para o coronavírus. Ela retornou do exterior na última quarta-feira (4). Os primeiros sinais apareceram no dia seguinte à sua chegada ao Brasil. Essa mulher também está em isolamento domiciliar.

Atualmente, 664 casos são considerados suspeitos e outras 632 pessoas já foram descartadas como portadoras do Covid-19. O ministério recebe as notificações de suspeitas das secretarias estaduais de saúde. Da mesma forma, são as secretarias que confirmam os casos, sendo que a contraprova deve ser realizada por laboratórios atestados pelo governo federal.

Os estados com os casos de Coronavírus são:

  • Alagoas - 01
  • Bahia - 02
  • Minas Gerais - 01
  • Espírito Santo - 01
  • Rio de Janeiro - 03
  • São Paulo - 16
  • Distrito Federal - 01

Dicas


Para combater a doença, as dicas são cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal; evitar tocar as mucosas de olhos, nariz e boca; limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado; lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar álcool gel.

Com informações da SES/MG e Agência Brasil/EBC

Comentários

Anuncie Aqui Anuncie Aqui