728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

    Missas de Cinzas marcam o início da Quaresma

    O período da Quaresma simboliza os 40 dias de preparativos para a celebração da ressurreição de Jesus Cristo, a Páscoa - maior festa da Igreja Católica. Em toda área da Diocese de Leopoldina, que abrange 34 municípios da Zona da Mata Mineira, foram realizadas Missas nesta quarta-feira, 26 de fevereiro. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza cinzas úmidas com água benta para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

    O dia também marcou a abertura da Campanha da Fraternidade 2020, cujo tema deste ano é “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34).


    O bispo diocesano dom Edson Oriolo presidiu uma Santa Missa na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina, sede episcopal. Em sua homilia,  explicou detalhadamente sobre esse período de preparação feita por meio de jejum, abstinência, mortificações, caridade e orações, ressaltando a importância de reconhecermos nossos pecados e pedir Graça para que nosso coração esteja voltado a Deus.

    “A melhor maneira para que possamos entender essa grande preparação para a Páscoa é recorremos a Palavra de Deus, que questiona, interpela e nos chama a atenção para trabalharmos bem para a maior festa da nossa Igreja”.


    Em outro momento de sua fala, fez reflexões sobre a Primeira Leitura (Jl 2,12-18), destacando a narrativa do profeta Joel sobre a invasão de gafanhotos que devasta plantações de um povo trabalhador, citando sua mensagem sobre o jejum e súplica a Deus para o afastamento de catástrofes.


    Ele também anunciou a Campanha da Fraternidade deste ano, promovida pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que traz em seu texto-base as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023) para promover as relações de mútuo cuidado, inclusão e ações de solidariedade nas comunidades.


    Fonte: Diocese de Leopoldina
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Missas de Cinzas marcam o início da Quaresma Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início