Pular para o conteúdo principal
Unipac
Web Certificados
Drogaria Santa Rita DecolaNet RÁDIO BRILHO CATAGUASES - MG

2 de dezembro: Minas Gerais completa hoje 301 anos de emancipação

Minas começou a ganhar autonomia administrativa em 1720, quando formou uma capitania própria e foi, por muito tempo, centro econômico brasileiro Neste dia 2 de dezembro de 2021, Minas Gerais completa 301 anos de sua emancipação da capitania de São Paulo, por alvará régio do Rei Dom João V, assinado após ouvir o Conselho Ultramarino, em 2 de dezembro de 1720. Até se tornar um estado tal qual conhecemos hoje, muita coisa aconteceu. A capitania de Minas Gerais foi o primeiro passo para a autonomia administrativa de Minas e ela é resultado do desmembramento da capitania de São Paulo e Minas do Ouro.  Com a descoberta da abundância de ouro no fim do século XVII a região se tornou o centro econômico da colônia. "Minas é, durante muito tempo, um conjunto de arraiais. Eu costumo comparar Minas nesse período com um filme de faroeste. É uma terra sem lei onde não existe um aparato administrativo, que vai se instalar só por volta de 1709 e que vai se consolidar por volta de 1720", expli

Chuva causa mais transtornos em Cataguases


A chuva que atingiu Cataguases na noite deste domingo (2/2), provocou alagamentos e transtornos na cidade. Segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA), entre as 18:30 e 23:00 de domingo, o acumulado pluviométrico chegou a 88,8mm, sendo que às 18h45 teve pico de 34,2mm.

O ponto mais crítico foi na Avenida Manoel Inácio Peixoto, na Entrada do bairro Ibraim, onde a pista cedeu e uma cratera foi aberta. Conforme a Defesa Civil informou, a pista foi fechada para trânsito de veículos e o local segue comprometido. Para chegar à Avenida das Indústrias, Santa Clara e Taquara Preta, onde estão estabelecidas várias empresas, os condutores estão tendo que desviar pelo justino e passar pela ponte que dá acesso ao trevo da "Estrada da Empa". Por ser uma via de terra a prefeitura enviou máquinas para o local para retirar o barro.

Os coletivos que fazem a linha Taquara Preta estão deixando os passageiros antes do ponto de interdição e o restante do caminho está sendo realizado à pé.

Outros pontos como Avenida Astolfo Dutra e avenida principal do bairro Granjaria  também ficaram alagados.

A Defesa Civil informou pela manhã que está em Estado de Atenção, tanto em relação a situação do Rio Pomba quanto para o Ribeirão Meia Pataca, Segundo o orgão, choveu muito na região do distrito da Glória de Cataguases onde nasce o Ribeirão Meia Pataca, exigindo atenção especial para os moradores do bairro Pouso Alegre. 



Comentários

Anuncie Aqui Anuncie Aqui