Pular para o conteúdo principal
Unipac
Web Certificados
Drogaria Santa Rita DecolaNet RÁDIO BRILHO CATAGUASES - MG

2 de dezembro: Minas Gerais completa hoje 301 anos de emancipação

Minas começou a ganhar autonomia administrativa em 1720, quando formou uma capitania própria e foi, por muito tempo, centro econômico brasileiro Neste dia 2 de dezembro de 2021, Minas Gerais completa 301 anos de sua emancipação da capitania de São Paulo, por alvará régio do Rei Dom João V, assinado após ouvir o Conselho Ultramarino, em 2 de dezembro de 1720. Até se tornar um estado tal qual conhecemos hoje, muita coisa aconteceu. A capitania de Minas Gerais foi o primeiro passo para a autonomia administrativa de Minas e ela é resultado do desmembramento da capitania de São Paulo e Minas do Ouro.  Com a descoberta da abundância de ouro no fim do século XVII a região se tornou o centro econômico da colônia. "Minas é, durante muito tempo, um conjunto de arraiais. Eu costumo comparar Minas nesse período com um filme de faroeste. É uma terra sem lei onde não existe um aparato administrativo, que vai se instalar só por volta de 1709 e que vai se consolidar por volta de 1720", expli

Tiro de Guerra de Cataguases recebe novo instrutor

Sargento carioca ocupará vaga por dois anos; militar é paraquedista, mestre de salto e possui vasta experiência profissional


O Tiro de Guerra 04-033 de Cataguases recebeu novo componente no mês de janeiro. Trata-se do 1º sargento Willians José Teodoro, que já se apresentou no TG.

Sargento Teodoro foi nomeado para exercer a função de instrutor para o biênio 2020/2021. Sua lotação anterior era o 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, localizado na cidade de Santa Maria (RS). O militar é casado com Gabriela de Carvalho Teodoro, com quem possui três filhos.

Natural de Barra Mansa (RJ), sargento Teodoro formou-se na Escola de Sargentos das Armas (ESA) em 2000. No curso de Cavalaria, participou de importante formação na Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA), em Cruz Alta (RS). É paraquedista e mestre de salto pelo Centro de Instrução Paraquedistas do Rio de Janeiro, tendo servido em guarnições como Amazônia, Goiânia (GO) e Bela Vista (MS).

O chefe da Instrução do TG 04-033, subtenente Ariosto, ressalta que o militar “é muito bem-vindo e veio a somar muito na formação dos atiradores, pois possui vasta experiência profissional”.


O sargento Teodoro diz estar “muito otimista” com a função, tendo como principal foco a formação dos atiradores e a continuidade nos trabalhos do Tiro de Guerra na integração junto à sociedade cataguasense. O novo instrutor já participou da importante tarefa de seleção dos jovens que serão matriculados para o ano de instrução de 2020, que aconteceu entre 28 e 30 de janeiro.

Fonte: Comunicação TG-04.033

Comentários

Anuncie Aqui Anuncie Aqui