Pular para o conteúdo principal
Unipac
Web Certificados
Drogaria Santa Rita DecolaNet RÁDIO BRILHO CATAGUASES - MG

2 de dezembro: Minas Gerais completa hoje 301 anos de emancipação

Minas começou a ganhar autonomia administrativa em 1720, quando formou uma capitania própria e foi, por muito tempo, centro econômico brasileiro Neste dia 2 de dezembro de 2021, Minas Gerais completa 301 anos de sua emancipação da capitania de São Paulo, por alvará régio do Rei Dom João V, assinado após ouvir o Conselho Ultramarino, em 2 de dezembro de 1720. Até se tornar um estado tal qual conhecemos hoje, muita coisa aconteceu. A capitania de Minas Gerais foi o primeiro passo para a autonomia administrativa de Minas e ela é resultado do desmembramento da capitania de São Paulo e Minas do Ouro.  Com a descoberta da abundância de ouro no fim do século XVII a região se tornou o centro econômico da colônia. "Minas é, durante muito tempo, um conjunto de arraiais. Eu costumo comparar Minas nesse período com um filme de faroeste. É uma terra sem lei onde não existe um aparato administrativo, que vai se instalar só por volta de 1709 e que vai se consolidar por volta de 1720", expli

Paralisação de professores da rede municipal de ensino tem baixa adesão em Cataguases

A Paralisação de professores da Rede Municipal de Ensino, organizada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais - SindUte de Cataguases, prevista para manhã desta quarta-feira (9), não teve a adesão esperada pelos organizadores.


Foto: Anderson Moura / Cataguases em Foco

A prefeitura tem passado por dificuldades financeiras desde 2018, devido ao confisco do Governo do Estado de recursos constitucionais do ICMS e IPVA para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Em 2019, no início do ano, o governador Romeu Zema, repetiu a prática de Pimentel e deixou de repassar cerca de R$ 3 milhões para os cofres de Cataguases, o que acabou impactando nos últimos meses do ano, que historicamente os recursos são menores, ocasionando atrasos no pagamento dos salários dos servidores, mesmo com a regularização das verbas do FUNDEB. 

A reivindicação do grupo de aproximadamente 30 pessoas, conforme nosso parceiro, site Cataguases em Foco, que esteve no local, foi para que o Município pague o salário até o quinto dia útil, o ticket até o dia 25 do mês e o vale transporte no 1º dia do mês. Conforme apurado pelo site Mídia Mineira, no ano de 2018, para não deixar de pagar os professores, o Município teve de investir recursos próprios. Segundo informações da Associação Mineira de Municípios (AMM), no ano passado, 24% das prefeituras tiveram problemas com o pagamento dos professores, o que não ocorreu em Cataguases, apesar do não recebimento do FUNDEB na época, mas os problemas passados vêm impactando o orçamento municipal até os dias de hoje.


De acordo com informações obtidas junto à secretaria municipal de Educação, das 26 escolas municipais, apenas 4 tiveram paralisação parcial. Hoje, a educação municipal de Cataguases possui uma folha com aproximadamente 800 servidores.

Comentários

Anuncie Aqui Anuncie Aqui