728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    segunda-feira, 14 de outubro de 2019

    Clube do Remo comemora 92 anos com retorno a canoagem e conscientização ambiental

    Competição foi um dos eventos de aniversário do clube e contou com a cataguasense campeã sul-americana Fernanda Rachid. Durante a semana acontecem palestras e encontros para discutir o meio ambiente.

    Após o sucesso da Eco-Remada, os caiaques retornaram para o rio Pomba neste domingo (13) em Cataguases, desta vez em um evento de competição, organizado pelo Clube do Remo em parceria com a equipe da Eco-remada (Léo Amaral, Erick Lacerda Felipe de Oliveira, Ilkson Kennedy, Tiago, Fred Henrique Faria (diretor da FIC-Unis) e José Vitor Lima) e apoio da Defesa civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar de Meio Ambiente e das secretarias de Meio Ambiente, Esportes e Saúde.

    Tendo como grande homenageada a cataguasense, campeã Sul-americana e brasileira de Canoagem de Velocidade, Fernanda Rachid, o evento faz parte das comemorações de 92 anos do Clube do Remo e também teve o objetivo de conscientizar as pessoas em relação a importância de cuidar do Meio Ambiente e especialmente dos recursos hídricos, além de arrecadar brinquedos que serão doados para crianças carentes. Durante esta semana, a canoísta apresentará várias oficinas gratuitas para crianças de escolas públicas e do SEC, sobre canoagem e conscientização da preservação do Meio Ambiente.

    A competição teve cinco modalidades e contou com canoístas de várias cidades e também com iniciantes no esporte. Antes de cair na água os competidores ouviram atentos as dicas de Fernanda Rachid, que não competiu, mas expressou sua emoção por estar recebendo o reconhecimento em sua terra natal. 

    Atleta da Associação Caiakagem de Canoagem (ACkC Brasília), a atleta falou com exclusividade para o Site Mídia Mineira. "Eu fico muito feliz, é a realização de um sonho, porque desde que eu comecei a remar eu olho esse rio com outros olhos e vejo o potencial que tem e quando comecei descobri que Cataguases já foi um polo de grandes canoístas do Brasil, uma referência da canoagem de descida, que não é a minha modalidade, mas retomar isto, essa possibilidade realmente é um prazer incrível, me emociono cada vez que eu falo nisso", disse.

    A presidente do Clube do Remo, Adriane Leal, ressaltou que o esporte é muito importante para o clube, haja vista que está no próprio nome da entidade. "Depois de muitos e muitos anos a gente volta com esta competição e a Fernanda Rachid é um exemplo para todos nós", destacou.

    O evento pode marcar a retomada do clube à canoagem, que faz parte da história de um dos clubes mais tradicionais de Cataguases.

    O resultado das baterias ficou da seguinte forma:




    Caiaque Aberto Feminino
    Competidor
    Tempo (mm:ss:ms)
    Saleth Valverde de Araújo
    02:34:59
    Raquel Medeiros 02:40:14
    Priscila Valverde de Araújo 02:41:54
    Ana Gabriela Almeida 02:44:28
    Carla Eliodora Fernandes Campos 02:47:01
    Clarisse Mota Campos 02:50:22
    Michele Rodrigues Lacerda Santos 02:55:27
    Nivânia Gouvêa Ramos 02:57:18
    Luciana Bitencourt Garcia Silva 03:34:16

    Caiaque Aberto Masculino
    Competidor
    Tempo (mm:ss:ms)
    Leonardo Amaral dos Santos
    02:14:27
    Felipe Oliveira Carvvalho 02:19:18
    Ilkson Kenedy de Souza 02:19:40
    André Caetano do Valle 02:20:34
    Josias Faustino da Silva 02:27:03
    Antônio Carlos Teixeira Sousa 02:29:31
    Adilson de Oliveira Moraes 02:36:18
    Arquimedes Faria Filho 03:04:33

    Caiaque Fechado Feminino
    Competidor
    Tempo (mm:ss:ms)
    Ana Gabriela Almeida
    02:22:52
    Nivania Gouvês Ramos 02:24:42
    Michele Rodrigues Lacerda Santos 02:32:12
    Carla Eliodora Fernandes Campos 02:33:00
    Clarisse Mota Campos 02:39:19
    Saleth Valverde de Araújo 02:48:00
    Priscila Valverde de Araújo 03:11:00

    Caiaque Fechado Masculino
    Competidor
    Tempo (mm:ss:ms)
    Adinelson Peres Vieira
    00:51:13
    Leandro Pineda da Silva 01:43:17
    Carlos Alberto Melo Miranda 01:48:26
    Nilton Roberto Nunes 01:55:20
    Rogério Oliveira Dias da Cruz 02:13:22
    Adilson de Oliveira Moraes 02:27:06


    Palestras

    Dando continuidade ao evento, vários encontros estão previstos durante a semana, sempre às 19 horas no Clube do Remo. Nesta terça-feira (15), o geógrafo Artemio de Souza Silva, apresenta a palestra: "Percepção geoambiental da situação dos cursos d'àgua no município de Cataguases". Na quarta-feira (16), acontece a roda de conversa sobre a canoagem com moderação de Fernanda Rachid. Outra palestra estará aberta ao público na quinta-feira (17), com o tema: "Rio Pomba, análise da ocupação e impactos sobre a ictiofauna", apresentada por Flávio Nascimento da Embrapa / MAPA. Por fim, na sexta-feira (18), acontece a reunião aberta entre Sociedade Civil, Estado e Setores Privados sobre Eco-Remada: Educação Socioambiental, Cidadania, Cultura e Esporte, também com moderação de Fernanda Rachid.

    Confira abaixo mais fotos do evento:





















    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Clube do Remo comemora 92 anos com retorno a canoagem e conscientização ambiental Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início