728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    sábado, 14 de setembro de 2019

    Posto de Saúde do Beira Rio em Cataguases é reinaugurado

    Foi reinaugurado na noite desta sexta-feira (13), no bairro Beira Rio, o posto de Estratégia de Saúde da Família, Dalmo Peixoto Gomes. Toda a reforma só foi possível devido a parceria da Prefeitura de Cataguases com moradores, que trabalharam em regime de mutirão. O equipamento estava fechado há um ano e sete meses para melhoria das instalações e adequação às normas da Vigilância Sanitária. Durante este tempo, o posto funcionou provisoriamente em outro local.

    O morador Felipe, que trabalhou na reforma do posto, agradeceu ao prefeito pela forma como foi viabilizada a obra, mesmo sem recursos da prefeitura. Segundo ele, se não fosse realizada a parceria da prefeitura com os moradores, talvez a concretização da obra não fosse possível para este momento. Ele também lembrou que em seu primeiro mandato, o prefeito já havia solucionado problema de enchente no local com a construção de uma galeria nas proximidades.

    A enfermeira chefe do posto, destacou que o equipamento atende a três bairros: Vila Teresa, Beira Rio e Ibraim e que a volta para o local, possibilita melhor atendimento a estes bairros. Ela também homenageou as servidoras mais antigas do posto: Nivalda e Nelba.



    O enfermeiro e vereador Michelangelo Correa, falou representando o Legislativo Municipal. Ele criticou alguns de seus colegas, que teriam feito denúncias na Vigilância Sanitária. "Estes que se intitulam fiscalizadores e "denuncistas", vão passar quatro anos e não terão colocado um prego em qualquer unidade de saúde de Cataguases", criticou. O vereador, que é do mesmo partido do prefeito, também ressaltou as realizações da atual administração.



    A secretária Daniela Rezende ratificou seu compromisso em melhorar todos os postos de saúde do município: "Com todas as dificuldades que a gente vem enfrentando, com toda falta de recursos, com muito empenho a gente tem lutado para que as melhoras em todos os postos aconteçam. Devagarinho, posto a posto as melhoras serão alcançadas". Ela também detalhou alguns procedimentos realizados em postos de saúde do município. Conforme relatou, de janeiro a julho deste ano, foram totalizados nos postos: mais de 51 mil procedimentos de enfermagem, mais de 1300 preventivos, mais de 34 mil consultas e mais de 700 tomografias no SEMAE. Ela também anunciou que sua pasta tem buscado melhorias e agilidade nos exames e que foi incorporado no quadro da Policlínica Municipal uma neurologista e um psiquiatra.



    O prefeito Willian Lobo agradeceu aos moradores pelo empenho na reforma e disse que em épocas de crise, o Município de Cataguases tem inovado e criado opções para realização de obras. Ele listou várias outras reformas que aconteceram com a parceria da comunidade e anunciou que o mesmo tipo de reforma acontecerá no Posto de Saúde do bairro Thomé. "É o primeiro modelo deste tipo implantado na história de Cataguases", afirmou.

    "Nós não podemos ficar em repouso, estáticos. Nós vivemos uma das maiores crises da história do país, mas não podemos reclamar o tempo todo e falar de crise. É na crise que tem de ter criatividade para poder mudar o quadro. Nós não podemos passar os quatro anos falando que o posto do Beira Rio foi denunciado e deixar fechado os quatro anos. Nós mudamos a nossa maneira de pensar e de agir, procuramos voluntários igual ao Vanir, o Felipe e a Dadinha. [...] Este posto agora passa a ser da Dadinha, do Felipe, da Regina, porque o posto não é do prefeito, ou da enfermeira ou secretária, o posto é da população, da comunidade que trabalhou para tudo isso", arrazoou.



    Ele também ressaltou a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio com a contratação de um psiquiatra para atender na Policlínica e listou várias obras de seu governo. 

    Por fim, o prefeito informou que estará indo à Brasília nesta segunda-feira (16), para acompanhar na Câmara dos Deputados a votação da PEC 98/2019, que garante a divisão dos recursos do leilão do pré-sal, a chamada cessão onerosa, com os estados e municípios. A PEC já foi aprovada no Senado, mas como houve alteração no texto, ela passará por nova votação na Câmara dos Deputados. A expectativa é que Cataguases receba cerca de R$ 4 milhões. No evento o prefeito se comprometeu em utilizar o dinheiro em obras para o Município. Ele também falou sobre o projeto que estará enviando para a Câmara de Vereadores, a exemplo de outros municípios, como Juiz de Fora, Ubá e Muriaé, para que Cataguases adiante cerca de R$ 8 milhões como empréstimo, do dinheiro que o Governo Estadual ficou devendo para o Município. Este dinheiro também será investido em obras e pavimentação, mas dependerá da vontade dos vereadores para sua concretização. "Não é com este projeto que eu serei o prefeito que pavimentou mais ruas em Cataguases não, porque eu já sou o prefeito que pavimentou mais ruas em Cataguases", disse.

    Ao lado da primeira dama, Sabrina Arcara, do Major Willian Machado e de moradores, crianças e servidores do posto, o prefeito descerrou a placa e abriu as portas do posto para a comunidade.













    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    2 comments:

    1. Parabenizo a enfermeira chefe Ana Cláudia de Faria Alves e toda equipe do posto pelo empenho e dedicação.

      ResponderExcluir
    2. Que BOM! Enquanto isso nós aqui do Bairro São Vicente, ñ temos nenhum agente comunitário para atender a comunidade. Que essa sim carece de cuidados e uma Boa assistência médica.

      ResponderExcluir

    Item Reviewed: Posto de Saúde do Beira Rio em Cataguases é reinaugurado Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início