
A Prefeitura Municipal de Cataguases e a Secretaria de Administração Prisional (Seap) celebraram convênio que permitirá o trabalho de acautelados do regime semiaberto em tarefas de manutenção do ambiente público, como limpeza, capina e combate a Dengue em terrenos baldios. O convênio foi assinado na manhã desta quinta-feira (12), no Paço Municipal, pelo prefeito Willian Lobo.
O programa cumpre importante papel na ressocialização de detentos, uma vez que permite o trabalho fora do presídio e para cada três dias trabalhados reduz em um dia a pena. A prefeitura de Cataguases arcará apenas com transporte, uniformes e equipamentos, sem pagamento de salários.
Compareceram ao evento o comandante da 146ª Cia de PM, Major Willian Machado, o diretor regional da 4ª Região Integrada de Segurança Pública, Francisco Alves da Silva Neto, o diretor do Presídio de Cataguases, Rodrigo Camargo, a presidente do Conselho Comunitário de Segurança Publica de Cataguases - Consep, Maristela Capobiango Fernandes, os vereadores Rogério Ladeira e Antonio Gilmar de Oliveira (Gilmar Canjica), além de secretários municipais, líderes comunitários e membros da Sociedade civil organizada.

O diretor regional da 4ª Região Integrada de Segurança Pública, Francisco Alves da Silva Neto explicou que o Departamento Penitenciário Nacional - DEPEN tem hoje 190 unidades em Minas Gerais e todas elas praticam parceria de trabalho, quer seja com prefeituras ou entes privados. "Nós estamos retomando esta parceria, com a nova gestão do presídio para poder atender melhor a sociedade. Tenho muito que agradecer ao prefeito, pela ajuda, pelo esforço em estar atendendo a gente. Eu acho que não adianta a gente fazer o trabalho de segurança, manter o custodiado dentro da unidade se não tiver também o interesse social. A sociedade tem de entender que ela também faz parte do processo de segurança pública e do processo de ressocialização. Não adianta a gente prender, jogar lá dentro e esquecer como se fosse lixo. São seres humanos que erraram e vão pagar a pena, mas precisam de uma oportunidade para voltar. Não vou dizer que cem por cento vão retornar ressocializados, mas todos nós temos de ter a consciência de cumprir com a nossa parte", disse.
O vereador Rogério Ladeira ressaltou a importância do trabalho que será realizado, lembrou que o prefeito Willian tem atendido as reivindicações como a colocação de câmeras de segurança, mesmo sabendo que é dever do Estado. "A sociedade não pode varrer o problema para debaixo do tapete, virar as costas e pensar que amanhã vão sair melhor", argumentou.

A previsão é que os serviços iniciem até a próxima segunda-feira (16).
0 comments:
Postar um comentário