Pular para o conteúdo principal
Unipac
Web Certificados
Drogaria Santa Rita DecolaNet RÁDIO BRILHO CATAGUASES - MG

2 de dezembro: Minas Gerais completa hoje 301 anos de emancipação

Minas começou a ganhar autonomia administrativa em 1720, quando formou uma capitania própria e foi, por muito tempo, centro econômico brasileiro Neste dia 2 de dezembro de 2021, Minas Gerais completa 301 anos de sua emancipação da capitania de São Paulo, por alvará régio do Rei Dom João V, assinado após ouvir o Conselho Ultramarino, em 2 de dezembro de 1720. Até se tornar um estado tal qual conhecemos hoje, muita coisa aconteceu. A capitania de Minas Gerais foi o primeiro passo para a autonomia administrativa de Minas e ela é resultado do desmembramento da capitania de São Paulo e Minas do Ouro.  Com a descoberta da abundância de ouro no fim do século XVII a região se tornou o centro econômico da colônia. "Minas é, durante muito tempo, um conjunto de arraiais. Eu costumo comparar Minas nesse período com um filme de faroeste. É uma terra sem lei onde não existe um aparato administrativo, que vai se instalar só por volta de 1709 e que vai se consolidar por volta de 1720", expli

Enquanto aguarda liberação de funcionamento em Cataguases picadeiro de circo vira púlpito evangélico





Foi realizado em Cataguases, na noite de sábado (7), um culto no circo. O evento, atípico, só foi possível porque em Cataguases, uma Lei municipal de 1993, proíbe a concessão de licença para funcionamento, no Município, de Parques de Diversão e similares entre os dias 1 e 10 de cada mês. 

O culto foi realizado pela Igreja Assembleia de Deus, Ministério de Petrópolis. Conforme o Pastor Maurício Rodrigues, foi uma porta aberta proporcionada por Deus: "Eu acredito que foi Deus quem abriu e nós estamos tendo esta oportunidade de estar manifestando a gratidão a Deus e também de falar com todos que Jesus é aquele que nos dá alegria", disse.

O proprietário do circo, que encontra-se instalado na Rua Camilo Nogueira da Gama, próximo ao Mercado do Produtor, Giovanni La Fonte Valderrama, disse para o site Mídia Mineira que a ideia surgiu em uma conversa com o proprietário da Rádio Melodia, Alexandre Ferreira. Católico, ele disse que gosta de todas as igrejas, desde que falem de Deus.

O circo retoma as atividades a partir desta quarta-feira (11), devendo permanecer por duas semanas na cidade. 



Comentários

Anuncie Aqui Anuncie Aqui