Pular para o conteúdo principal
Unipac
Web Certificados
Drogaria Santa Rita DecolaNet RÁDIO BRILHO CATAGUASES - MG

2 de dezembro: Minas Gerais completa hoje 301 anos de emancipação

Minas começou a ganhar autonomia administrativa em 1720, quando formou uma capitania própria e foi, por muito tempo, centro econômico brasileiro Neste dia 2 de dezembro de 2021, Minas Gerais completa 301 anos de sua emancipação da capitania de São Paulo, por alvará régio do Rei Dom João V, assinado após ouvir o Conselho Ultramarino, em 2 de dezembro de 1720. Até se tornar um estado tal qual conhecemos hoje, muita coisa aconteceu. A capitania de Minas Gerais foi o primeiro passo para a autonomia administrativa de Minas e ela é resultado do desmembramento da capitania de São Paulo e Minas do Ouro.  Com a descoberta da abundância de ouro no fim do século XVII a região se tornou o centro econômico da colônia. "Minas é, durante muito tempo, um conjunto de arraiais. Eu costumo comparar Minas nesse período com um filme de faroeste. É uma terra sem lei onde não existe um aparato administrativo, que vai se instalar só por volta de 1709 e que vai se consolidar por volta de 1720", expli

Desenvolvimento Social de SSVA realiza IX Conferência Municipal de Assistência Social



A Câmara Municipal de São Sebastião da Vargem Alegre foi palco na última sexta-feira (13), da IX Conferência Municipal de Assistência Social, organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e Prefeitura de SSVA através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).

Com o tema: Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social, o evento foi aberto pela primeira-dama e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ana Luíza Alonso Martins e contou com uma palestra do diretor regional da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social – SEDESE, Augusto César Soares da Cunha e apresentações do coral do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município e do músico e produtor musical cataguasense, Ezequiel Sabino, entre outras. 

Durante a conferência os participantes trabalharam três eixos:

  1. Os desafios para a consolidação do SUAS frente aos impactos da crise financeira da União, do estado e dos municípios à Emenda Constitucional 95, à proposta de reforma previdenciária e à reforma trabalhista;
  2. A rede de proteção social do SUAS e a relação com os órgãos de garantia de direito;
  3. Democracia participativa, controle social e protagonismo do usuário no SUAS – “Nada sobre nós, sem nós”.

Ao final foram escolhidos delegados que representarão o município na conferência Estadual, levando as propostas desenvolvidas para serem incluídas na Política de Desenvolvimento Social Estadual.

*Fotos: SMDS de SSVA / Divulgação 







Comentários

Anuncie Aqui Anuncie Aqui