Pular para o conteúdo principal
Unipac
Web Certificados
Drogaria Santa Rita DecolaNet RÁDIO BRILHO CATAGUASES - MG

2 de dezembro: Minas Gerais completa hoje 301 anos de emancipação

Minas começou a ganhar autonomia administrativa em 1720, quando formou uma capitania própria e foi, por muito tempo, centro econômico brasileiro Neste dia 2 de dezembro de 2021, Minas Gerais completa 301 anos de sua emancipação da capitania de São Paulo, por alvará régio do Rei Dom João V, assinado após ouvir o Conselho Ultramarino, em 2 de dezembro de 1720. Até se tornar um estado tal qual conhecemos hoje, muita coisa aconteceu. A capitania de Minas Gerais foi o primeiro passo para a autonomia administrativa de Minas e ela é resultado do desmembramento da capitania de São Paulo e Minas do Ouro.  Com a descoberta da abundância de ouro no fim do século XVII a região se tornou o centro econômico da colônia. "Minas é, durante muito tempo, um conjunto de arraiais. Eu costumo comparar Minas nesse período com um filme de faroeste. É uma terra sem lei onde não existe um aparato administrativo, que vai se instalar só por volta de 1709 e que vai se consolidar por volta de 1720", expli

Após briga de vizinhos jovem é detido com arma de fabricação caseira no bairro São Diniz em Cataguases

Vizinho de 45 anos que também estaria armado conseguiu fugir

A Polícia Militar prendeu na manhã desta quarta-feira (4), um jovem de 23 anos e apreendeu uma arma de fabricação caseira no bairro São Diniz em Cataguases.

Segundo a PM, por volta das 10 horas, populares acionaram o 190, para denunciar que dois indivíduos armados estariam brigando em via pública no referido bairro. Uma equipe policial deslocou-se até o local e conseguiu prender o jovem. Ele contou que caminhava sentido a mina d’água, manuseando uma arma de fogo de fabricação caseira, quando o outro indivíduo, um homem de 45 anos, teria passado a agredi-lo com um revólver. A equipe policial constatou que o rapaz apresentava mesmo algumas lesões no rosto. O homem de 45 anos, no entanto, não foi localizado. 

Populares informaram que o jovem, velho conhecido da PM, antes de ser agredido, estava andando na rua com a arma de fogo que foi apreendida. Conforme testemunhas, ele estaria ameaçando os moradores do bairro e também teria ameaçado o outro homem, que seria um antigo desafeto do mesmo, motivo pelo qual teria iniciado a briga.

Comentários

Anuncie Aqui Anuncie Aqui