Pular para o conteúdo principal
Unipac
Web Certificados
Drogaria Santa Rita DecolaNet RÁDIO BRILHO CATAGUASES - MG

2 de dezembro: Minas Gerais completa hoje 301 anos de emancipação

Minas começou a ganhar autonomia administrativa em 1720, quando formou uma capitania própria e foi, por muito tempo, centro econômico brasileiro Neste dia 2 de dezembro de 2021, Minas Gerais completa 301 anos de sua emancipação da capitania de São Paulo, por alvará régio do Rei Dom João V, assinado após ouvir o Conselho Ultramarino, em 2 de dezembro de 1720. Até se tornar um estado tal qual conhecemos hoje, muita coisa aconteceu. A capitania de Minas Gerais foi o primeiro passo para a autonomia administrativa de Minas e ela é resultado do desmembramento da capitania de São Paulo e Minas do Ouro.  Com a descoberta da abundância de ouro no fim do século XVII a região se tornou o centro econômico da colônia. "Minas é, durante muito tempo, um conjunto de arraiais. Eu costumo comparar Minas nesse período com um filme de faroeste. É uma terra sem lei onde não existe um aparato administrativo, que vai se instalar só por volta de 1709 e que vai se consolidar por volta de 1720", expli

Encontro de Grupos de Folclore acontece em Cataguases no sábado (31)


Acontece no próximo sábado, dia 31 de agosto, na Praça da Chácara Dona Catarina, a partir das 8h30 e durante toda a manhã, o Encontro Folclórico de Danças. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio do DEMPHAC – Departamento Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico Municipal.

Na programação, estão previstas as apresentações de diversos grupos locais e da região, de folias de reis, charolas, bate-pau e danças típicas do folclore popular. Conforme destacou o secretário municipal de Esportes e interino de Cultura e Turismo, José Vítor Lima, o objetivo do encontro é resgatar e preservar as tradições e os ícones da cultura popular, aproveitando as comemorações pelo mês do folclore.

Desde 1965, celebra-se oficialmente em todo o país o 22 de agosto, Dia do Folclore Nacional. Desde então, a data o e próprio mês tem sido marcados nas escolas e centros culturais por atividades diversas que tem o objetivo de passar adiante, para as gerações de jovens, a riqueza cultural de nosso folclore. São pesquisas, e apresentações destacando os contos folclóricos e preservando a memória de seus principais personagens.

Fonte: Jornal Cataguases
Fotos: Mídia Mineira / Arquivo

Comentários

Anuncie Aqui Anuncie Aqui