728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    terça-feira, 4 de junho de 2019

    Vacinação contra gripe é estendida para toda população

    A vacina contra gripe foi estendida para toda a população, a partir de segunda-feira (3) enquanto durarem os estoques do produto. Ou seja, quem não faz parte do público-prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza também pode procurar a unidade de saúde mais próxima para se vacinar. Essa é a recomendação do Ministério da Saúde já enviada aos estados e municípios. A medida evitará desperdício de doses nas localidades que não alcançarem a meta de imunização no público-alvo, que continua sendo prioritário.

    Até a última sexta-feira (31), dia em que se encerrou a campanha para o público prioritário, quase 80% do público-alvo foi vacinado, o que representa 47,5 milhões de pessoas em todo Brasil. Os grupos prioritários tiveram entre os dias 10 de abril e 31 de maio para se vacinar com exclusividade.

    Durante o período da campanha, foram priorizados 59,4 milhões de gestantes, puérperas, crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de profissionais de segurança e salvamento. 

    A escolha do público prioritário no Brasil segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) por serem grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A vacina é a forma mais eficaz de evitar a doença.


    A vacina produzida para 2019 teve mudança em duas das três cepas que compõem a vacina e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS: A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09; A/Switzerland/8060/2017 (H3N2); B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87). A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença.

    Cataguases

    Cataguases atingiu 76,04% do público alvo total. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou, além das doses nos PSFs e na Policlínica Municipal, uma tenda no Calçadão e na última sexta-feira (31), a Policlínica Municipal disponibilizou as doses até às 20 horas, mas ainda assim, apenas o grupo de Trabalhadores da Saúde conseguiu superar a meta de 90%, ficando em 94,61%.  Confira nos gráficos abaixo:

    Cobertura do do público-alvo na área da GRS Leopoldina


    Cobertura por grupo prioritário

    Com informações do Ministério da Saúde
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Vacinação contra gripe é estendida para toda população Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início