Notícia

Vigilância Sanitária realiza ação educativa de combate a Covid-19 no distrito de Sereno

Terminou na segunda-feira (19), ação educativa da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases por meio da Vigilância Sanitária, em todo o comércio no distrito de Sereno. Entre os dias 16 a 19 deste mês a equipe de Fiscalização da Vigilância Sanitária se revezou para novamente visitar os estabelecimentos do Distrito, onde os casos de COVID-19 têm aumentado significativamente.
Foram lavradas quase 20 notificações sanitárias, além de intervenções de orientação em diversas atividades, a saber:  bares, restaurantes, mercados, lanchonetes, padarias, igrejas, salões de beleza, loja agropecuária, entre outras. Foram reforçadas as orientações quanto à importância do uso de máscaras, uso de álcool em gel, cuidados sobre a lavagem das mãos, higiene dos estabelecimentos, medidas de distanciamento e consumo no local. 
A secretaria reforça, no entanto, que estas ações somente são eficientes e eficazes quando contam com a colaboração de todos os envolvidos no processo. Além dos estabelecimentos comerci…
Drogaria Santa Rita
Banner cadastramento cartão SUS
   

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em Cataguases e diversas atividades acontecem durante a semana




Um ato diante do Paço Municipal, na manha desta quarta-feira (5), marcou o início das comemorações em Cataguases do Dia Mundial do Meio Ambiente e abertura da Semana do Meio Ambiente.

Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio das pastas de Educação e Esportes, o evento reuniu alunos das escolas Cantinho Feliz, Darcília Guimarães, Flávia Dutra e Coronel Vieira e que, juntamente com as professoras do Proler, Flávia e Cacati, trouxeram suas mensagens em versos e canções alusivas a data.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Emilton Silva, destacou os avanços das políticas de sustentabilidade na Administração do prefeito Willian, com destaque para o apoio às associações de catadores, Ascatag e Ascarge Cat, o programa de coleta seletiva nos bairros, as ações e projetos de educação ambiental com o apoio das escolas e as iniciativas voltadas para a implantação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. “Mas é fundamental ressaltar que Meio Ambiente não é apenas responsabilidade do poder público, mas de toda a sociedade, e para isso é imprescindível a colaboração de cada cidadão, incorporando hábitos simples ao dia-a-dia, ajudando-nos a manter a cidade limpa e bem preservada”, disse José Emilton. 

A solenidade contou ainda com as participações de atiradores do Tiro de Guerra 04 033, sob o comando do Tenente Ariosto, o comandante do pelotão da Policia Militar do Meio Ambiente, Tenente Tavares, e o gerente da Estação Ecológica Água Limpa (Horto Florestal), José Roberto Mendes de Oliveira. A programação da Semana do Meio Ambiente em Cataguases conta com o apoio da Hidroazul, Energisa, Polícia Ambiental, Instituto Francisca de Souza Peixoto, FIC-UNIS, Ascatag, Ascarge Cat, IEF, Zollern, Ecolixeiras, Vert Ambiental, Emater, Simbiose, Comdema e Copasa.



Toda essa ampla parceria viabilizou a realização da Feira Ambiental, na Chácara Dona Catarina, na tarde de quarta-feira. No local, foram montadas diversas tendas pelos apoiadores do evento com o objetivo de conscientizar a população sobre diversos assuntos como coleta seletiva, mostra de animais silvestres e reciclagem. O Proler Cataguases e o Grupo de teatro Pera realizaram atividades educativas. Outras ações que chamaram a atenção foram a aferição de pressão feita pelas alunas da Escola Técnica Municipal Joana D’Arc e a distribuição de mudas pela equipe do Instituto Estadual de Florestas (IEF). No auditório das Faculdades Integradas de Cataguases (FIC), aconteceu ainda durante a noite uma palestra com o biólogo da prefeitura, Thiago Pinheiro Nunes, sobre o nosso Horto Florestal. 




Durante toda essa quinta-feira e amanhã, dia 7, até às 11 horas, acontecem visitas guiadas ao Horto Florestal, com a participação de alunos das escolas municipais Darcília Guimarães, do bairro Justino, e Boaventura Abritta, do Distrito de Cataguarino, com apoio dos atiradores do Tiro de Guerra. Também na sexta-feira, está previstos o plantio de cinquenta mudas nativas pelo Grupo Energisa, na Avenida Meia Pataca, e uma visita à Companhia Industrial Cataguases por alunos da FIC, do curso de Engenharia de Produção. 

Com informações e fotos da Prefeitura de Cataguases

Comentários

Banner cadastramento cartão SUS Campanha Mídia Mineira para o uso de máscaras DJ Fábio Dias Cataguases