728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    terça-feira, 11 de junho de 2019

    Casos de Febre Chikungunya em Cataguases servem de alerta para intensificar o combate ao Aedes aegpyt

    Dois casos suspeitos de Febre Chikungunya foram confirmados no município, sendo um deles na última quarta-feira, dia 5 de junho. Desde o início do ano, foram notificados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oito casos suspeitos da doença e os dois casos confirmados aconteceram em maio e neste mês de junho. Conforme lembrou a coordenadora de epidemiologia da SMS, Tairises da Silva Roque, somente as ações de prevenção ao mosquito podem evitar a doença. Entre elas, que são fartamente divulgadas, estão manter quintais limpos, eliminar os depósitos que acumulam água e permitir que os agentes de controle de endemia entrem nas residências para efetuarem o tratamento de ralos, vasos de planta, entre outros possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença.

    A Chikungunya é transmitida pelo mesmo mosquito que é vetor da Dengue e do Zica Vírus, o Aedes aegpty. Sobre a Dengue, Tairises informa que aconteceram 118 notificações de casos suspeitos da doença este ano, sendo que quinze foram confirmados como sendo Dengue. “Isso mostra que o mosquito está presente e, embora os números não cheguem a ser alarmantes é importante destacar que as doenças transmitidas pelo Aedes, que antes eram mais comuns no verão, agora estão surgindo durante todo o ano, o que nos alerta para a constante vigilância de nossas residências, onde acontecem a maioria dos casos de proliferação do mosquito. E isto deve ser uma rotina dos moradores o ano todo”, ressalta.

    Ela também falou sobre as subnotificações de dengue e outras doenças de notificação compulsória, que ocorrem quando o paciente procura atendimento particular ou através de plano de saúde e não são comunicados à Secretaria de Saúde. “Estimamos que haja cerca de 50 a 60% de subnotificações na cidade, principalmente de dengue. Isto nos traz um transtorno porque somente com os dados corretos poderemos ter a noção exata do que ocorre em nossa cidade e tomar as medidas corretas para o controle da doença. Por isso, é importante que as pessoas que procuram o atendimento particular ou por plano de saúde peçam a seu médico para informar a Secretaria de Saúde para que possamos notificar todos os casos”, afirmou a coordenadora de epidemiologia.


    Fonte: Prefeitura de Cataguases
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Casos de Febre Chikungunya em Cataguases servem de alerta para intensificar o combate ao Aedes aegpyt Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início