Notícia

Dois vereadores e seis ex-vereadores de Cataguases são condenados em primeira instância por peculato

Dois vereadores em exercício e outros seis ex-vereadores de Cataguases, foram condenados pela justiça, em primeira instância, a prisão e pagamento de multa pelo crime de peculato (desvio de dinheiro público). A sentença saiu nesta sexta-feira (22).
O processo se refere a legislatura entre os anos de 2005 a 2008, quando os então vereadores: Antônio Batista Pereira (Beleza), Fausto Severino de Castro, Fernando Rodrigues do Amaral, João do Carmo Lima (Boiadeiro), José Augusto Guerreiro Titoneli, Michelângelo de Melo Correa, Ricardo Geraldo Dias e Sérgio Luiz (Ratinho), segundo denúncia do Ministério Público, teriam utilizado de verba de gabinete de forma irregular, para custeio de despesas particulares. O fato ocorreu, devido as resoluções 04/2004, 02/2005 e 01/2006, que autorizava os vereadores a realizarem gastos com combustíveis sem justificativa ou comprovação documental de sua relação com o exercício da atividade legislativa. O juiz João Carneiro Duarte Neto considerou as resoluções …
Drogaria Santa Rita
Banner cadastramento cartão SUS
   

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Cataguases cria programa para Catadores de Recicláveis

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promoveu, no início de maio, a 4º reunião do Encontro de Catadores de Recicláveis de Cataguases e Região, programa que visa à melhora da coleta seletiva no município. Conforme explica a bióloga da secretaria, Jamaica Vilela, o programa é composto por encontros quinzenais com as associações de catadores locais, e é realizado em parceria com as demais secretarias municipais, com as Faculdades Integradas de Cataguases (FIC), Cáritas Brasileira e Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA).

O objetivo é a ampliação da coleta seletiva na cidade, com melhoria na qualidade de vida e empoderamento dos membros das associações. “A Prefeitura e seus parceiros realizam palestras e atividades com os catadores das associações locais, levando informações sobre as redes de comercialização de material, regimento interno e estatuto, Cadastro Único e Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre outros”, explica Jamaica. Segundo ela, estão previstas capacitações sobre segurança do trabalho, visita a indústrias locais, gratuidade em transporte público, discussões sobre empreendedorismo, entre variados temas.

“Apesar de recente, o programa já vem gerando frutos, como é o caso do Curso de Informática para os catadores e o suporte técnico da empresa Junior, ambos ofertados pelas Faculdades Integradas de Cataguases”, revela a servidora. O programa Encontro de Catadores de Recicláveis de Cataguases e Região não tem previsão de encerramento, conforme esclarece Jamaica Vilela. “A intenção da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente é torná-lo fixo em seu cronograma, bem como ampliar suas atividades para outras regiões e captação de novos parceiros”, disse Jamaica, que conta ainda na equipe de trabalho do programa com participação da engenheira ambiental Anluizi Ceajara Carvalho da Costa e com o fiscal de Vigilância Ambiental, Felipe Dutra Ladeira, todos servidores da secretaria.

Fonte: Prefeitura de Cataguases

Comentários

Banner cadastramento cartão SUS Campanha Mídia Mineira para o uso de máscaras DJ Fábio Dias Cataguases