Corpo é encontrado amordaçado e com as mãos amarradas, boiando no Rio Muriaé

Na manhã deste domingo (11), um corpo do sexo masculino foi encontrado boiando no Rio Muriaé, na altura da Rua Paulo Roberto Guimarães, no bairro Patrimônio São José em Muriaé. Conforme a Polícia Militar, o corpo, ainda não identificado, foi encontrado por moradores que acionaram o corpo de Bombeiros. A vítima estava em avançado estado de decomposição, com as mãos amarradas para trás, vestido com roupas femininas e com a boca amordaçada por uma sacola plástica.  A Polícia Civil irá investigar o caso. Fotos: Site do Silvan Alves  

Câmara faz homenagens a esportistas e aprova pastel das festas das paróquias como Patrimônio Cultural Imaterial de Cataguases

Os vereadores de Cataguases aprovaram, na noite desta terça-feira (9), o Projeto de Lei nº 17/2019, que declara como Patrimônio Cultural Imaterial do Município, o Pastel das festas das paróquias: Santuário Santa Rita, São José Operário, São Cristóvão e Nossa Senhora do Rosário. Conforme o propositor, vereador Ricardo Geraldo Dias (PC do B), com a aprovação do projeto, o Município poderá aumentar o recurso do ICMS Patrimônio Cultural, uma vez que também pretende propor a realização da Festa do Pastel a ser realizada anualmente no dia 6 de setembro, com a união das paróquias a fim de arrecadar recursos para obras sociais. Ele ressaltou também que em vários outros municípios existem leis semelhantes como é o caso do Pastel de Angu em Belo Horizonte.


"Muita gente confundiu este projeto, estão falando de Saúde, Educação e Cultura, mas são situações diferentes. [...] Existe muito debate dizendo que a cidade está precisando de Saúde e educação, claro que está precisando, todo mundo sabe, não só a cidade de Cataguases, mas a região toda e eu não poderia deixar de colocar um projeto que futuramente trará um ICMS Cultural para a cidade e aumentar o valor de repasse do Governo Estadual", defendeu o projeto o vereador Ricardo Dias.

A vereadora Dra. Maria Ângela Girardi, também defendeu o projeto, citando a Festa do Café-com-Biscoito do município de São Tiago, no Campo das Vertentes, que traz turismo e renda para aquela cidade.

Outros dois projetos foram aprovados por unanimidade:

  • Projeto nº 18/2019 da Comissão de Obras e Serviços Públicos (COSP), composta pelos vereadores Betão do Remo, Gilmar Canjica e Rafael Moreira, que altera o parágrafo 2º do Art. 4º da Lei nº 4.284/2015, que regulamenta a denominação de bens, próprios e logradouros públicos no Município de Cataguases. Com a aprovação, os projetos para nomear logradouros terão de passar também pela aprovação da Comissão de Obras e Serviços Públicos, além da Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR), como já acontecia.


  • Projeto de Resolução nº 12/2019 da Comissão de Obras e Serviços, que acrescenta Item 6 à alínea "a", Inciso III, do art. 65 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Cataguases. Este Projeto de Resolução complementa o Projeto nº 18/2019 e inclui no Regimento Interno da Câmara a necessidade de aprovação da COSP e CCJR para nomear logradouros públicos.

Já o Projeto de Lei Complementar nº 01/2019 do vereador Jorge Roberto da Silva Alves (PHS), que acrescenta os Artigos 37, 38 e 39 no Capítulo II da Lei 2.600 de 1996, que versa sobre “Fiscalização de Obras e Posturas do Município de Cataguases, foi sobrestado por uma sessão, a pedido do propositor, para ajustes. O projeto endurece as normas para limpezas de terrenos particulares e institui multa para os proprietários de 1 a 8 UFMs, dependendo do tamanho do terreno. 

Esta foi a primeira sessão do novo procurador-geral da Câmara Municipal de Cataguases, o advogado Leonardo Moreto Miranda, que substitui o advogado Ricardo Cadete Spinola, exonerado pelo presidente na semana passada.

Homenagens


Na noite receberam homenagens da Câmara o atleta de Jiu-Jitsu, da academia Lobo Team, Leandro Caio de Lima Bento e o grupo Abadá Capoeira, liderado pelo instrutor Maycon Vilela Alves, o Chinês.

Grande Expediente

No grande expediente falaram:
  • José Edson Araújo Garcia, sobre Credibilidade, Transparência e Gestão;
  • Fernando Macedo, sobre problemas do Bairro Granjaria e
  • Doutor Joseph Freire sobre a Conferência Municipal de Saúde e situação do Hospital de Cataguases.
Assista abaixo a sessão completa:


 

Comentários

Banner cadastramento cartão SUS Campanha Mídia Mineira para o uso de máscaras DJ Fábio Dias Cataguases