AGORA É LEI: Em Cataguases autistas terão direito a Carteira de Identificação para garantia de direitos

Lei do vereador Ricardo Dias foi sancionada pelo prefeito José Henriques no último domingo (9) O prefeito de Cataguases, José Henriques, sancionou a Lei nº 4751/2021, de autoria do vereador Ricardo Dias que Institui e Regulamenta a emissão da Carteira de Identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIA/TEA) no âmbito do Município de Cataguases. O documento será emitido pelos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e o portador poderá usufruir dos direitos concedidos a pessoa com TEA no Município, como preferência e prioridade total em todos os órgãos, setores e repartições públicas e particulares que possuam filas e ordem de chegada para fins de atendimento, gratuidade em estacionamentos públicos e privados, entre outros. A Lei já está em vigor e os responsáveis devem se dirigir a Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada no Centro Administrativo na Rua Gama Cerqueira, 70, na Vila Domingos Lopes ou a um

APRAC realiza quinta excursão à praia com pacientes da hemodiálise

A Associação dos Pacientes Renais de Cataguases (APRAC) realizou no último fim de semana, seu quinto passeio à Praia com os pacientes da hemodiálise e transplantados. O objetivo foi proporcionar momentos de lazer com este tipo de paciente que por ter que realizar a hemodiálise três vezes por semana, em dias intercalados, possui um curto espaço de tempo para diversão. 

O evento, que este ano levou 53 pessoas, foi realizado com ajuda da população que contribuiu comprando bingo, rifas e camisas, ou apadrinhando um paciente. Segundo o vereador e presidente da APRAC, Rafael Moreira, a viagem deste ano contou com o maior número de pessoas, sendo 32 pacientes, 8 enfermeiros, 5 cozinheiros e 8 membros da diretoria da Aprac.

"Foi uma terapia para nossos pacientes, ele retornam de lá renovados para continuar o tratamento que é realizado um dia sim outro não, 4 horas por sessão na máquina de hemodiálise. Foi um sucesso, pois nos anos anteriores sempre levamos em torno de 36 pessoas e neste ano foram 53, então, precisou ir um ônibus fretado e um carro de apoio para urgência/emergência, mas graças a Deus não houve nenhuma ocorrência", ressaltou Rafael.

Para que a viagem ocorresse, foi necessário montar uma logística que contou com apoio do Hospital de Cataguases, que precisou remanejar os dias de hemodiálise dos pacientes que realizam o tratamento nas terças, quintas e sábados, para terça, quinta e sexta. 

A excursão saiu de Cataguases na sexta-feira (22) às 22 horas, com destino a Guarapari/ES, chegando à cidade litorânea por volta das 4 horas da madrugada de sábado. Além da praia os pacientes participaram de várias atrações na cidade, como circo e visita a pastelaria mais famosa de Guarapari, a Pastelonça. Eles também aproveitaram para realizar uma transmissão ao vivo para a Web Rádio da associação com moradores do local, sobre a importância da doação de órgãos. O retorno aconteceu às 23 horas de domingo, chegando a Cataguases de madrugada, pois alguns pacientes já tiveram que encarar a máquina de hemodiálise ás 6 horas da manhã.

Pacientes e interessados em manter contato com a associação podem acessar a página no Facebook da APRAC, clicando aqui.

Confira abaixo fotos da viagem cedidas pela APRAC:








.

Comentários

Banner cadastramento cartão SUS Campanha Mídia Mineira para o uso de máscaras DJ Fábio Dias Cataguases