728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

    Matrículas escolares para rede pública estão abertas em Cataguases; Saiba quais são as escolas melhores avaliadas

    O período de matrículas nas escolas municipais e estaduais começa nesta segunda-feira, dia 17, e prossegue até a sexta-feira, dia 21. A matrícula confirma a vaga dos estudantes para o ano letivo de 2019 e vai acontecer em todas as unidades da rede municipal e estadual, de 7 as 15 horas. A documentação necessária para o procedimento é composta de comprovante de residência atualizado, documento de identificação do aluno (carteira de identidade ou certidão de nascimento) e cartão de vacinas. Além desses documentos, os estudantes egressos de outras escolas devem apresentar também uma Declaração de Curso ou de Transferência, emitida pela unidade de ensino anterior. 

    Atualmente, são 23 unidades compondo o Sistema Municipal de Ensino, espalhadas por bairros e distritos do município. Destas, três funcionam em tempo integral, as escolas municipais Maria José Peloso, Professora Darcília Guimarães e Enedina Prata. O sistema atende alunos da educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano), ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano) e EJA (Educação de Jovens e Adultos), este último oferecido na Escola Municipal Carmelita Guimarães. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, as escolas municipais possuem toda a infraestrutura para atender os alunos, além de corpo de profissionais qualificado, projetos com proposta pedagógica diferenciada e merenda de qualidade.


    Fila

    Alguns pais de alunos que irão iniciar o 6º ano em 2019 preferiram garantir vaga na Escola Estadual Dr. Norberto Custódio Ferreira, no bairro Granjaria, pelo falo da escola ser bem avaliada pelo IDEB e pelos pais. Esta sensação faz com que todos os anos, uma longa fila se forme em frente a escola. Alguns pais entraram na fila na segunda-feira (10). Esta é a única escola do município onde este fenômeno acontece.

    Segundo o secretário municipal de Educação, José Fernando Milane, de acordo com o cadastramento escolar, realizado entre os dias 11 a 22 de junho deste ano, pela internet, existem vagas suficientes nas escolas públicas municipais e estaduais para comportar a demanda de alunos de Cataguases sem a menor necessidade de fila. Segundo ele, o município realiza todos os anos o cadastro escolar, mas poucos pais fazem. Conforme lembra, as escolas estão preparadas para receber todos os alunos, com capacidade de alocar até 40 estudantes em média nas salas de aula, além de permitir que o jovem ou adulto que deixou de concluir seus estudos no tempo regular tenha uma nova oportunidade de fazê-lo. “Estamos prontos para receber as matrículas e preparar o ano letivo de 2019 com muita alegria, pois o nosso trabalho vai além de ensinar, mas agregar valor na formação dos estudantes da rede municipal”, afirmou o secretário municipal de Educação José Fernando.
    (Com informações do Jornal Cataguases)

    Opção

    Mesmo sabendo que o aluno em Cataguases não corre risco de ficar sem a vaga, muitos pais optaram por enfrentar a fila da Escola Estadual Dr. Norberto Custódio Ferreira, caso da dona de casa Regina Moredo Matos Ribeiro que preferiu chegar na fila na terça-feira (11) para garantir a vada do aluno naquela instituição de ensino. Confira o vídeo abaixo:


    Melhores Escolas:

    O Site Mídia Mineira procurou saber quais são as escolas públicas de Cataguases melhores avaliadas pelo IDEB para ajudar aos pais que ainda não matricularam seus filhos, confira:

    Escolas Públicas Municipais de Cataguases do 1º ao 5º ano

    Escola Bairro Nota IDEB
    Escola Municipal Flávia Dutra Vila Teresa 6,4
    Escola Municipal Professora Carmelita Guimarães Vila Reis 6,2
    Escola Municipal Monsenhor Solindo Thome 6.2
    Fonte: inep.gov.br / IDEB 2017

    Escolas Públicas Estaduais de Cataguases do 1º ao 5º ano

    Escola Bairro Nota IDEB
    Escola Estadual Dr. Norberto Custódio Ferreira Granjaria 7,0
    Escola Estadual Coronel Vieira Centro 6,9
    Escola Estadual Guido Marliere Bairro Haidée 6,6
    Fonte: inep.gov.br / IDEB 2017

    Escolas Públicas Municipais de Cataguases do 6º ao 9º ano

    Escola Bairro Nota IDEB
    Escola Municipal João Inácio Peixoto Glória de Cataguases 5,1
    Escola Municipal Professora Carmelita Guimarães Vila Reis 4,5
    Escola Municipal Boaventura Abrita Cataguarino 4,5
    Fonte: inep.gov.br / IDEB 2017

    Escolas Públicas Estaduais de Cataguases do 6º ao 9º ano

    Escola Bairro Nota IDEB
    Escola Estadual Dr. Norberto Custódio Ferreira Granjaria 5,9
    Escola Estadual Marieta Soares Teixeira (Polivalente) Menezes 4,7*
    Escola Estadual Professor Clóvis Salgado Pampulha 4,7*
    Fonte: inep.gov.br / IDEB 2017

    OBS: *Não foi encontrada a nota de 2017 para esta escola, por este motivo foi considerada a nota de 2015.

    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Matrículas escolares para rede pública estão abertas em Cataguases; Saiba quais são as escolas melhores avaliadas Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início