Polícia Militar prende em Cataguases foragido da justiça

Na sexta-feira (5), a Polícia Militar prendeu um foragido da justiça, na MG-447 próximo a localidade conhecida como Sereninho. Segundo a PM, a prisão foi possível após uma denuncia anônima dando conta de que o homem, de 38 anos, vulgo Bengala, com mandado de prisão em aberto, transitava pelo bairro Tomé em um veículo de aplicativo. Abordado, nada de ilícito foi localizado em seu poder, sendo dado voz de prisão e encaminhado para Delegacia de Polícia Civil para as demais providências. 

Cataguases já tem caso de gripe pelo vírus Influenza "A" confirmado e outros três sendo investigados; coordenadora de vigilância em Saúde fala sobre o assunto

A coordenadora de vigilância em Saúde do Município de Cataguases, Amanda de Souza Penha, falou na manhã desta quinta-feira (17), para a reportagem do Site Mídia Mineira, sobre os casos de gripe causadas pelo vírus influenza "A" (H1N1/H3N2), que podem estar ocorrendo em Cataguases. Segundo ela, existem no município hoje três casos sob investigação e um confirmado sem definição de subtipagem.

Entre os três casos que estão sendo investigados, dois deles, o de uma criança de 11 meses e de um idoso que se encontra na UTI, foram coletados hoje pela manhã. O terceiro é de uma mulher de 21 anos que estava grávida e faleceu, conforme o Site Mídia Mineira já havia publicado em primeira mão.

O quarto caso é de uma paciente de Laranjal que foi confirmado pela Fundação Ezequiel Dias - FUNED-MG, como Influenza "A", porém sem definição de subtipagem que iria dizer se o vírus é H1N1 ou H3N2. Conforme a coordenadora informou, o Hospital de Cataguases, solicitou exame particular do laboratório Hermes Pardini que definiu o subtipo como H1N1, porém, para fins de contagem oficial, o Município aguarda o resultado da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). "É um resultado confiável de um laboratório reconhecido mas para nós, como epidemiologia e vigilância em saúde, somos orientados a aguardar os resultados dos laboratórios oficiais, no caso, o da FUNED e o da FIOCRUZ, para encerramento de ficha", ressaltou a coordenadora.

Amanda lembra que é extremamente necessário, que as pessoas que se encontram dentro do público alvo, procurem um posto de saúde no seu bairro ou se dirijam para o Centro Municipal de Imunização que funciona dentro da Policlínica Municipal para receberem a vacina.

Os grupos que estão sendo vacinados neste momento são: Crianças de 6 meses a menor que 5 anos; gestantes; mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (puérperas); pessoas com mais de 60 anos; profissionais da saúde; professores da rede pública e particular; população indígena; portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide; indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia; portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter; pessoas privadas de liberdade e adolescentes internados em instituições socioeducativas.

Dentro do público alvo, a Secretaria Municipal de Saúde, pretende imunizar em Cataguases, cerca de 15.972 pessoas e conforme dados atualizados nesta quinta-feira (17/05), já foram vacinados até o momento 65,69% aproximadamente 10.492 pessoas.

Comentários

Banner cadastramento cartão SUS Campanha Mídia Mineira para o uso de máscaras DJ Fábio Dias Cataguases