Corpo é encontrado amordaçado e com as mãos amarradas, boiando no Rio Muriaé

Na manhã deste domingo (11), um corpo do sexo masculino foi encontrado boiando no Rio Muriaé, na altura da Rua Paulo Roberto Guimarães, no bairro Patrimônio São José em Muriaé. Conforme a Polícia Militar, o corpo, ainda não identificado, foi encontrado por moradores que acionaram o corpo de Bombeiros. A vítima estava em avançado estado de decomposição, com as mãos amarradas para trás, vestido com roupas femininas e com a boca amordaçada por uma sacola plástica.  A Polícia Civil irá investigar o caso. Fotos: Site do Silvan Alves  

Combate ao Câncer: o segredo é a prevenção




Dia 8 de abril comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data serve para conscientizar a população sobre os cuidados de prevenção da segunda doença que mais mata pessoas em todo o mundo. Neste sentido, equipes do Hospital de Cataguases vem desenvolvendo ações que despertem a consciência da necessidade do diagnóstico preventivo para que as chances de sucesso no tratamento sejam maiores

“A nossa equipe multidisciplinar e a rede de voluntários que se formou através do Núcleo de Oncologia e Atendimento Humanizada – NOAH já vem desenvolvendo um trabalho de conscientização, seja interagindo com a mídia, seja desenvolvendo ações de humanização para os pacientes de forma que sensibilizem também às pessoas da comunidade a participar, a criar o hábito do autoexame (no caso das mulheres na detecção do câncer de mama) e das consultas periódicas”, comentou Gladystow Fonseca, gerente administrativo do Serviço de Oncologia de Cataguases, setor ligado ao Hospital.

Na sexta-feira a equipe de Radiologia do Hospital participou de um treinamento sobre “Detecção de Nódulos na Mama”, ministrada pela radiologista Érika Gome, e acompanhada pelo coordenador do setor, Dejanilton Luiz Correa, e com participação do médico mastologista, Bruno Laporte e Gladystow Fonseca. “Esse é um momento de entrosamento entre as duas pontas importantes do tratamento. Quanto mais próximo à perfeição for a realização do exame, melhor será a elaboração do laudo e maior será a possibilidade do médico prescrever um tratamento mais assertivo”, comentou Dejanilton orgulhoso pelo setor estar se tornando referência em qualidade técnica de imagem.

O NOAH é uma associação que está se formando e tem por objetivo oferecer aos pacientes de câncer que fazem seus tratamentos em Cataguases e em outras cidades, de forma voluntária, um acompanhamento social que facilite a recuperação. Atualmente os integrantes do NOAH realizam suas reuniões no próprio SOC.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, as causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos - como o ambiente, costume ou hábitos que o indivíduo possui - até fatores internos, como características geneticamente predeterminadas.


No Brasil, também é considerada a segunda doença que mais mata, em especial o câncer de pele. O principal objetivo do Dia Mundial do Combate ao Câncer é informar as pessoas sobre a importância de consultar sempre médicos e estar atento à saúde, para evitar o crescimento dessa doença. Os tipos de câncer que mais atacam os brasileiros são: câncer de pele, câncer de próstata, câncer de mama, câncer de cólon e reto, câncer de pulmão e câncer de estômago.

Equipe alinhada com as práticas mais modernas de tratamento

“No dia 28 de março, eu e a Doutora Milena (Ribeiral de Mattos) participamos do encontro promovido pelo Centro de Educação Continuada - CEC Federassantas, ‘Faturamento SUS em Oncologia’, para melhor capacitar as unidades prestadoras deste de serviço a atender ao Sistema Único de Saúde quanto suas demandas burocráticas. E a equipe vai participar entre os dias 17 e 19 de maio do SOBRAFO - 4º Congresso Brasileiro de Farmacêuticos em Oncologia, no Rio de Janeiro. O tema central desta edição do congresso será ‘As Fronteiras da Farmácia em Oncologia: Da Gestão dos Procedimentos às Inovações Tecnológicas’. Nosso intuito é oferecer, cada vez mais, um atendimento de maior qualidade, tanto na parte clínica, administrativa e humanística, para que o resultado do tratamento seja obtido com êxito para o paciente”, afirmou o gerente.

O SOC está localizado na Rua José Gustavo Cohen nº 70 – Vila Tereza, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, e aos sábados das 7 ao meio dia.


Assessoria de Comunicação do Hospital de Cataguases

Comentários

Banner cadastramento cartão SUS Campanha Mídia Mineira para o uso de máscaras DJ Fábio Dias Cataguases