Covid-19: plano nacional de vacinação terá quatro fases

Proposta preliminar foi discutida em reunião realizada nesta terça-feira Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Agência Brasil O plano nacional de vacinação contra a covid-19 terá quatro fases. Em cada etapa serão atendidos determinados tipos de públicos, escolhidos a partir do risco da evolução para quadros graves diante da infecção, da exposição ao vírus e de aspectos epidemiológicos da manifestação da pandemia no país. A proposta preliminar foi discutida em reunião realizada nesta terça-feira (1º) com a participação do Ministério da Saúde e outras instituições, como a Fundação Oswaldo Cruz, o Instituto Butantan, o Instituto Tecnológico do Paraná e conselhos nacionais de secretários estaduais (Conass) e municipais (Conasems) de saúde. A primeira fase terá como prioridade trabalhadores de saúde, pessoas de 75 anos ou mais e idosos em instituições de longa permanência (como asilos), bem como povos indígenas. Na segunda fase a imunização será focada nos idosos de 60 a 74 anos. Pacientes a partir de 6

Rio Xopotó começa a baixar em Guidoval mas águas atingem Dona Eusébia

Os municípios de Guidoval e Dona Eusébia sofrem com as chuvas neste domingo (11).

Centro de Guidoval neste domingo. Foto: Whatsapp/Reprodução.

Em Guidoval as águas começaram a subir neste sábado e continuaram durante toda a manhã de domingo, mas conforme informou a prefeita da cidade, Soraia Vieira, à tarde o rio começou a baixar. conforme o coordenador da Defesa Civil daquela cidade, Silvio Bouzasa, o Rio Xopotó atingiu 5 metros e começou a baixar. Em relação à famílias desabrigadas ainda não foi possível fazer a contabilidade, informou o coordenador.

Conforme a prefeita Soraia, um projeto para distribuição de casas populares para famílias em situação de risco deve ser colocado em prática ainda este ano para retirar toda a população ribeirinha. Ela informou que amanhã estará em Brasília para tratar do assunto.

Em Dona Eusébia, o prefeito Manoel Franklin, o Nenzinho, informou para nossa reportagem que o plano de contingência já está em funcionamento, com desvio de ruas e já com os espaços para colocação de famílias que ficarem desabrigadas. Ele informou que até o momento cerca de 10 famílias foram atingidas pela enchente mas que como em Guidoval as águas começaram a baixar a expectativa é que aconteça o mesmo em Dona Eusébia.

Ambos os prefeitos afirmaram que pretendem declarar Estado de emergência em seus municípios.

Dona Eusébia neste domingo. Foto: Whatsapp/Reprodução

Comentários

Banner cadastramento cartão SUS Campanha Mídia Mineira para o uso de máscaras DJ Fábio Dias Cataguases