Notícia

TRE nega recurso do MP Eleitoral e registros dos candidatos do PSDB Cataguases estão mantidos

O Desembargador Maurício Soares do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), negou recurso interposto pelo Ministério Público Eleitoral contra a sentença proferida pelo Juiz da 79ª Zona Eleitoral, de Cataguases, pela qual deferiu o registro dos Candidatos do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) para as eleições proporcionais de 2020.
O processo diz respeito a suposta fraude à cota de gênero pelo PSDB de Cataguases, alegada pela candidata Iracema Dornelas. O Ministério Público havia pedido a cassação dos candidatos do PSDB, mas após a apresentação das contrarrazões da defesa, desistiu e opinou pelo não seguimento ao recurso, mantendo assim a regularidade dos registros dos candidatos. Mesmo assim, o processo seguiu para o TRE para manifestação final.
A decisão põe um ponto final em relação a questão do deferimento das candidaturas para o cargo de vereador pelo PSDB. Os candidatos continuam com os registros deferidos sem problema algum. Com a renúncia de Iracema e substituição por outra…
Drogaria Santa Rita
Banner cadastramento cartão SUS
   

Fim do sorriso! Dentistas de Cataguases se recusam a responder questionário do PMAQ e Município poderá perder mais verba na saúde

Na sessão desta terça-feira (26), da Câmara de Vereadores, o médico pneumologista, Dr. Joseph Freire, fez uma denuncia na tribuna. Segundo ele, o dentista que atua no posto de Estratégia de Saúde da Família - ESF, se recusou a responder o questionário para avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - PMAQ-AB. Com isso, o Município poderá perder recursos que seriam investidos no próprio posto. A recusa pode ter sido uma retaliação pelo falo do Município ter implantado ponto biométrico nos postos o que obriga aos profissionais a cumprir o horário.

O médico Dr. Joseph Freire fez a denuncia na
tribuna da Câmara
"Eu fiquei muito triste com o que aconteceu ontem [segunda-feira], durante a visita do PMAQ. O PMAQ é uma estrutura de avaliação da Rede Básica dos municípios, em que qualifica o posto para que o incentivo continue, esse incentivo é destinado ao Município e essa avaliação ocorre de 3 em três anos. Se uma avaliação for mal, só poderá ser mudada essa história 3 anos depois. E tudo depende do dentista. Se o posto tiver uma ótima estrutura, melhor médico, melhor atendimento e exames mas o dentista disser: eu não vou responder, eu não quero responder... o posto zera a sua qualificação e o posto é desqualificado e isso aconteceu ontem no posto do Bandeirantes. Os dentistas do Posto do Bandeirantes se recusaram a serem avaliados pelo PMAQ. Em conseqüência disso, o posto de saúde do Bandeirantes será desqualificado ou avaliado por baixo. O posto do Paraíso iria acontecer a mesma coisa, mas eu tenho muito que agradecer a duas profissionais de quilate porque conseguiram separar o joio do trigo, o que é defender uma categoria de salário e o que é defender uma equipe de trabalho, são duas coisas distintas, a dentista Maria Inês e a dentista Sônia merecem todo o meu apoio, toda minha congratulação pelo caráter imparcial com relação aos colegas. Uma coisa é o salário, vamos resolver depois, a outra coisa é você condenar um posto ao rebaixamento por uma atitude que não pé justa com a equipe que está lá há vários anos, que é o médico, o enfermeiro, o técnico de enfermagem e os agentes de saúde." disse o médico na tribuna.

Nossa reportagem entrou em contato com o secretário de saúde, Eliermes Teixeira, que confirmou o acontecido. Segundo ele, a secretaria de saúde irá tentar junto ao Ministério da Saúde, desclassificar apenas a equipe de saúde bucal e não toda a unidade, uma vez que a equipe toda de agentes, enfermeiros técnicos e médico se empenharam ao máximo para um bom resultado, disse.

O secretário disse ainda que está aguardando e que outros profissionais podem ter a mesma conduta, uma vez que alguns assinaram se recusando a participar da avaliação. "Quanto às medidas, iremos avaliar os prejuízos, mas sabemos que na verdade o prejuízo maior fica para população, pois uma vez que perdemos recursos financeiros quem acaba saindo no prejuízo  são os munícipes" Completou.

Comentários

Postar um comentário

Banner cadastramento cartão SUS Campanha Mídia Mineira para o uso de máscaras DJ Fábio Dias Cataguases