O vereador Serafim Couto Spíndola, entrou com uma indicação na última sessão da Câmara Municipal de Cataguases, na terça-feira (20), solicitando que o prefeito Cesinha Samor, proíba a realização de extração mineral no período de estiagem dentro do Município de Cataguases, com exceção da extração de areia destinada a construção civil.
Em sua justificativa, o vereador disse que inúmeros cidadãos tem solicitado a retirada de uma balsa que trabalha com extração de ouro no Rio Pomba e que após determinado período de permanência em um local do rio, surgem bancos de areia, devido a ação da draga.
Em plenário, o vereador disse que a indicação, visa sugerir ao prefeito que baixe uma portaria ou resolução, considerando os estragos ambientais, o período de estiagem e a crise hídrica. Segundo Serafim, o prefeito poderia baixar o decreto e comunicar ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e que se o proprietário da balsa interessar, que entre na justiça e corra atrás, porque até resolver o período de estiagem já passou. Segundo ele, se o decreto do prefeito for bem fundamentado, acredita na sensibilidade do juiz, devido o clamor da população e o prejuízo ao meio ambiente.

O vereador Russo, disse que também já realizou um requerimento e que a proibição deveria ser por tempo indeterminado e não apenas na época de estiagem.

O vereador Michelângelo de Melo Correa, também se manifestou favorável, disse que já conversou com o responsável pela balsa e obteve a informação de que são retirados 1,6 quilos de ouro por mês e que não é utilizado mercúrio.

O vereador Geraldo Majella, disse que embora não seja obrigação e gerência da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, ela precisa ser proativa e fiscalizar, verificando se existem danos ambientais para informar aos órgãos responsáveis pela licença.
Serafim finalizou dizendo que a ideia inicial, é proibir a extração devido a crise hídrica para ganhar tempo e citou como exemplo municípios próximos como Astolfo Dutra que já se encontram em racionamento e Dona Eusébia que já está tendo de jogar 2 caminhões tanque por dia em um córrego para que o esgoto desça. "Qual juiz que é louco de dar uma liminar com a escassez de água que está ai?" questionou.
0 comments:
Postar um comentário