O vereador Serafim Spíndola, explicou para o Site Mídia Mineira, na tarde desta segunda-feira (26), os motivos para a indicação ao prefeito Cesinha para que baixe um decreto proibindo a extração de ouro no Município. Conforme explicou, a indicação foi motivada devido ao receio da população que o tem interpelado preocupadas com os danos ambientais que esta extração pode causar.
A ideia do vereador, que tem especialização em Direito Ambiental, é que o prefeito baixe um decreto com a proibição, fundamentada na crise hídrica que os municípios tem passado e também nos danos que a atividade possa estar causando ao meio ambiente e que com isso o Rio ganhe tempo para voltar ao normal, até que o proprietário da balsa possa recorrer na justiça.
O vereador disse que teve a informação de que a atividade está autorizada pelos órgãos competentes, mas que o momento é diferente, pois com as formações dos bancos de areia, animais mortos estão parando e se decompondo no local. No período de cheia, o Rio consegue realizar esta limpeza, ao contrário do que está acontecendo agora.
Serafim disse que o período de estiagem em que estamos vivendo, trás a possibilidade do prefeito decretar estado de emergência, o que justificaria a proibição. "Eu acredito que nenhum juiz dará uma liminar para que se garimpe dentro do Rio Pomba com o estrago que está acontecendo, acredito sim, no bom censo de nossos magistrados" completou.
Ao dar entrada na indicação, o vereador recebeu o apoio de outros 10 vereadores, que assinaram conjuntamente com Serafim. Eles também pretendem reunir documentos e levar para órgãos competentes além do Ministério Público.
Confira a entrevista na íntegra abaixo:
0 comments:
Postar um comentário