A longa estiagem que a região sudeste tem passado, somado ao aumento do consumo de água devido ao forte calor, faz com que o abastecimento fique prejudicado. Sabe-se que, conforme os institutos meteorológicos, em 2015, irá chover menos que em 2014, em função do fenômeno El Niño, o que tem assustado as pessoas que veem rios e lagos da região, simplesmente desaparecerem.
Foto: Comunicação SAAE Viçosa/Divulgação |
Na Zona da Mata Mineira, várias cidades tem adotado ao sistema de rodízio para tentar amenizar os efeitos da seca. É o caso de Juiz de Fora, Viçosa, Ubá, Recreio, Visconde do Rio Branco e Astolfo Dutra.
Em Juiz de Fora, o rodízio completa neste sábado (17), um ano.
Em Visconde do Rio Branco, o rodízio começou dia sim, dia não, e agora já tem bairros que ficam sem água por 48 horas.
Em Ubá, os pontos de captação, estão operando com aproximadamente 46% da vazão normal. A prefeitura espera que a Copasa termine a implantação de poços artesianos como prometido, que seriam em torno de 16, mas até o momento apenas 3 foram implantados.
Em Astolfo Dutra, a captação está em 71% da vazão, mas algumas regiões já estão tendo os registros fechados por aproximadamente 12 horas.
Os municípios de Guidoval e Lima Duarte, estão entre os 109 municípios do Estado que decretaram situação de emergência, por causa da estiagem, conforme dados desta sexta-feira da Defesa Civil do Estado.
Rodízio
Ubá
Neste dia 17/10/2015, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 7: De 9h do dia 17/10 às 09h do dia 18/10
Fazendinha, Rosa de Toledo, José Pires da luz, Santa Rosa, Cohab (Parte alta) Cibraci (parte alta) Antonio Bigonha, Santana, Vale do Ipê, Alto do Ipê, Cità de Lucca, Cidade Jardim.
O restabelecimento do abastecimento ocorre de forma gradativa.
Astolfo Dutra
Neste dia 17/10/2015, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 2: De 06h do dia 17/10 às 06h do dia 19/10
Bairros: Centro, Pç, Gutenberg Henriques, Rua João Almada, Pç, Atílio Bonfante, Rua Alencar Ribeiro, Jardim Ideal, Sitio Ideal, La−Ville, Manoel Figueiredo Linhares, Nossa Senhora de Fátima, Passaredo, Vila Paschoal, Distrito Industrial II.
0 comments:
Postar um comentário